Anchor Deezer Spotify

Poluição química no mundo já ultrapassa limite seguro para a humanidade

Poluição química no mundo já ultrapassa limite seguro para a humanidade

Estudo pede limite de produção e liberação de produtos químicos, enquanto pesquisadores sustentam que a poluição ameaça os ecossistemas globais dos quais a vida na Terra depende

A poluição química presente no planeta hoje atingiu níveis tão altos que agora ameaça a estabilidade dos ecossistemas globais dos quais a humanidade depende, disseram cientistas em um novo estudo, publicado no periódico Environmental Science & Technology.

Os plásticos são uma preocupação particularmente alta, afirmam os pesquisadores, juntamente com 350 mil produtos químicos sintéticos, incluindo pesticidas, compostos industriais e antibióticos. A poluição plástica é encontrada desde o cume do Monte Everest até os oceanos mais profundos, e alguns produtos químicos tóxicos são duradouros e estão presentes de forma generalizada, informa o estudo.

A pesquisa conclui que a poluição química cruzou uma das “fronteiras planetárias”, o ponto em que as mudanças feitas pelo homem na Terra a empurram para fora do ambiente estável dos últimos 10 mil anos, conforme o The Guardian.

“Há muito tempo, as pessoas sabem que a poluição química é uma coisa ruim. Mas não se está pensando nisso em nível global. Este trabalho traz a poluição química, especialmente os plásticos, para a história de como as pessoas estão mudando o planeta”, explica Sarah Cornell, professora associada e pesquisadora principal do SRC.