‘Plant-based’ ou de rolhas: marcas apostam em tênis em versões sustentáveis

A geração Z não quer andar por aí com um problema ambiental nos pés. As fabricantes entenderam o recado, e sneakers com materiais sustentáveis estão ganhando espaço
Quinhentos anos – basicamente o tempo que nos distancia de Cabral. É quanto leva um par de tênis com náilon, poliéster e plásticos para desaparecer na natureza. Isso já foi um não assunto, mas hoje não passa despercebido e estimula as marcas a criar modelos com matérias-primas tradicionais substituídas, inclusive o couro.
A centenária Gucci, por exemplo, criou o Demetra, tecido com 77% de matéria-prima proveniente de plantas. Ele é a base do Gucci Basket, tênis que usa também viscose feita a partir de florestas manejadas de forma sustentável e poliuretano de fontes renováveis, como o trigo. O processo de tingimento, que não leva metais pesados, resultou em um modelo de cores vibrantes, cheio de estilo.
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Adidas Ultraboost 21 Primeblue — Foto: Divulgação
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Nike Blazer Mid 77 — Foto: Divulgação
As transformações são puxadas pelo anseio dos jovens. Segundo levantamento da Forbes, 62% da geração Z se dispõe a pagar mais por produtos “eco-friendly”. Os “millennials” vêm atrás, com 50%. “O poder de pressão por uma visão sustentável está na mão dos consumidores”, diz o pesquisador de sustentabilidade da USP e da PUC Fabio Takeshi Ishisaki.