Anchor Deezer Spotify

Pelé foi embaixador da Boa Vontade da ONU para o Meio Ambiente na Eco 92

Pelé foi embaixador da Boa Vontade da ONU para o Meio Ambiente na Eco 92

Rei do futebol tinha grande preocupação com a sustentabilidade ambiental e dizia que a preservação da Amazônia era de interesse de todo o mundo

Além de sua atuação brilhante em campo, o rei Pelé utilizava da sua fama internacional para promover as causas do meio ambiente. Durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento em 1992, no Rio de Janeiro, que ficou conhecida como Eco 92, Pelé foi convidado para ser embaixador da Boa Vontade da ONU para o evento.

O site da ONU lembra que à época, os jornalistas perguntaram o que ele faria para ajudar a Amazônia. “Pelé disse que era uma boa pergunta, porque 95% dos brasileiros pensavam que a Rio 92 resolveria os problemas do Brasil na área do meio ambiente, mas que na realidade, o evento não era sobre a Amazônia, mas sim sobre todas as pessoas no mundo”, informa o site da ONU, citando trechos de livros como “Biografia das Copas” e “1970 o Brasil é tri”, do jornalista e escritor Thiago Uberreich.

Pelé na ECO-92, realizada no Rio de Janeiro.  — Foto: ONU

Pelé na ECO-92, realizada no Rio de Janeiro. — Foto: ONU

Em junho deste ano, o rei do futebol somou aos apelos de figuras do esporte e da política pedindo empenho das autoridades para encontrar o jornalista britânico Dom Phillips e o indigenista Bruno Pereira, quando ainda não havia notícias do brutal assassinato de ambos no Vale do Javari.

“A luta pela preservação da Floresta Amazônica e pela proteção dos povos indígenas é de todos nós. Estou comovido com o desaparecimento de Dom Phillips e Bruno Ferreira (sic), que dedicam suas vidas para isso. Me junto as muitas vozes que fazem o apelo para intensificarem as buscas”, escreveu Pelé nas redes sociais, no dia 8 de junho.