Anchor Deezer Spotify

Peixes populares na culinária vão se tornar mais escassos com as mudanças climáticas

Peixes populares na culinária vão se tornar mais escassos com as mudanças climáticas

Pesquisadores afirmam que diversas espécies vão passar a viver em áreas mais frias, mudando a configuração da pesca mundial

Pesquisadores da Rutgers University alertam que o aumento da temperatura do mar, provocado pelo aquecimento global, fará com que espécies de peixes que são populares nos pratos da população, como o bacalhau, estejam menos disponíveis para pesca nos próximos 200 anos. “As espécies que pescamos hoje ainda estarão lá amanhã, mas elas não estarão lá na mesma abundância de hoje. Nesse contexto, a sobrepesca se torna mais fácil porque as taxas de crescimento populacional são mais baixas”, afirmou o Dr. Malin Pinsky, coautor do estudo, ao Daily Mail.

De acordo com a pesquisa, à medida que a temperatura do mar aumenta, os peixes serão forçados a se deslocarem de muitos lugares onde ocorrem naturalmente hoje para locais mais frios, mudando o “mapa” da pesca mundial e tornando mais difícil para os pescadores encontrá-los e capturá-los.

Com águas mais quentes, a tendência é que peixes menores procurem temperaturas mais amenas em direção aos polos e que os predadores maiores permaneçam nos locais onde vivem hoje por mais algum tempo, aguardando a chegada do próximo lote de peixes pequenos. Esta nova dinâmica foi chamada pelos pesquisadores de “dramática reorganização da vida na Terra”.

Pesquisas anteriores já haviam analisado os impactos diretos das mudanças climáticas em espécies marinhas individualmente, mas poucas vezes analisaram implicações mais holísticas, olhando para a dinâmica das comunidades oceânicas. Neste novo estudo, cientistas usaram modelos de computador para avaliar as interações tróficas, ou seja, os relacionamentos entre as espécies dentro da cadeia alimentar.