Anchor Deezer Spotify

Paulownia: características da árvore capaz de purificar o ar e absorver o dióxido de carbono.

Paulownia: características da árvore capaz de purificar o ar e absorver o dióxido de carbono.

Paulownia é uma árvore pertencente à família Paulowniaceae ou Scrophulariaceae, dependendo da espécie.

O que mais caracteriza esta planta é o seu crescimento súbito, as suas belas flores brancas e lilás e, sobretudo, a sua capacidade de purificar o ar e absorver o dióxido de carbono.

Paulownia: origem e história

Paulownia vem da China onde também é definida com o termo princesa árvore.

A razão para este nome bastante bizarro depende do fato de que foi introduzido na Europa para homenagear a soberana Anna Pavlovna Romanova , filha do czar Paulo I da Rússia e rainha dos Países Baixos, de quem também recebeu o nome.

©Diyanadimitrova/123rf

Características

A Paulownia é conhecida pelo seu rápido crescimento . De fato, mesmo quando cortada, esta planta é capaz de se regenerar e continuar a viver.

Esta árvore pode crescer até 5 metros por ano, tem um porte majestoso e, os exemplares mais jovens podem até atingir 15 metros de altura, enquanto as espécies mais velhas também crescem até 20 metros.

Floresce na primavera, especificamente de maio a junho, e oferece lindas flores com cores delicadas e suaves que vão do branco ao lavanda.

Como mencionado acima, sua principal característica, além do rápido crescimento, é a capacidade de purificar o ar graças às folhas capazes de capturar CO2.

Cultivo

A Paulownia é muito fácil de cultivar porque cresce sozinha e é capaz de se adaptar a vários solos.

O único cuidado é ter um grande espaço disponível; a razão? Sendo uma planta que pode crescer muito rapidamente, não é absolutamente adequada para cultivo em vasos.

A Paulownia precisa de luz, mas também sobrevive em uma área pouco sombreada. Adapta-se a qualquer tipo de clima e solo, o importante é que seja bem drenado. Outro elemento que facilita o cultivo é a rega, pois esta espécie não precisa de muita água, principalmente durante os meses de inverno.

Podas importantes nem são necessárias, de fato a paulownia não deve ser muito cortada para evitar o desenvolvimento de fungos e doenças típicas das plantas.

Graduada em Línguas e Civilizações Orientais pela Universidade de Roma La Sapienza. Possui vários anos de experiência em comunicação digital. Apaixonada por beleza, fitness, bem-estar e moda sustentável.