Para que serve a creatina? Anvisa analisou 41 tipos do suplemento e apenas um foi aprovado nos três critérios

A substância tem uma série de benefícios para a saúde e qualidade de vida em jovens e idosos
Nesta quarta-feira (23), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou o resultado da análise de 41 amostras de creatina de 29 marcas. Para a surpresa de muitos consumidores, apenas uma delas passou nos três critérios de avaliação, a Creatine Monohydrate – 100% Pure, da marca Athletica Nutrition. No entanto, os tipos reprovados não foram considerados satisfatórios na adequação de rotulagem, o que não prejudicam a saúde, mas podem levar a notificações ao fabricante.
O que é creatina e para que serve?
A creatina é um conjunto de aminoácidos (glicina, metionina e arginina) que é produzido pelo organismo, mas pode ser suplementado. Ela é usada normalmente por pessoas que fazem musculação ou outros tipos de exercícios físicos intensos. Ela ajuda na recuperação dos músculos, reduzindo a inflamação e os danos às células. Como ela funciona como fonte de energia para os músculos, a creatina melhora o resultado dos treinos, deixando o corpo com mais força e tônus muscular.
Todos esses fatores ajudam no aumento da massa magra e muscular. A creatina também costuma ser indicada para idosos e pessoas que passaram muito tempo internadas ou acamadas. Com mais força e musculatura, ela melhora diretamente a qualidade de vida e a realização das atividades diárias, além de melhorar a densidade óssea. Outro ponto a se destacar é a prevenção das doenças crônicas e redução do risco de doenças cardíacas.
Qual é o ponto negativo da creatina?
Mas é preciso também ter alguns cuidados e ser orientado por um médico, para avaliar a quantidade de creatina a ser tomada. A própria Anvisa recomenda 3 gramas por dia, mas esta medida pode variar de acordo com a necessidade de cada organismo. O alto consumo pode também sobrecarregar o fígado e os rins. Portanto, é também recomendada uma alta ingestão de líquidos.
A creatina também pode gerar efeitos colaterais, como náuseas e diarreia, o que varia de acordo com cada corpo e como ele reage à suplementação.
Quando devo consumir creatina?
A creatina é consumida diariamente e regularmente, não apenas antes ou depois de treinos musculares. O corpo armazena a substância e o resultado começa a ser sentido em cerca de três semanas.