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Os pneus também produzem microplásticos, que são muito perigosos para a nossa saúde

Os pneus também produzem microplásticos, que são muito perigosos para a nossa saúde

Já sabemos que a circulação de carros e motocicletas está entre as principais causas da poluição do ar: esses meios de transporte, de fato, funcionam graças à combustão de fontes de energia fóssil e liberam na atmosfera partículas poluentes nocivas à nossa saúde (o chamado material particulado fino ).

Mas não são apenas os escapamentos dos carros que poluem o ambiente da cidade: até o desgaste dos pneus no asfalto pode dar origem a partículas microplásticas extremamente perigosas, que se acumulam nas margens das estradas e são introduzidas nos ecossistemas aquáticos graças à chuva.

São partículas de tamanho submilimétrico compostas principalmente de elastômeros: devido à sua composição química e tamanho muito pequeno, podem ser inaladas por animais e humanos e causar sérios danos à saúde e aos ecossistemas. A poeira de pneus no ar estaria ligada a um risco aumentado de alergia na população, como demonstrado por um estudo realizado há alguns anos.

Até agora essas partículas nunca haviam sido investigadas devido à ausência de instrumentação adequada. Mas um novo estudo internacional, realizado por pesquisadores da Universidade de Gotemburgo (Suécia) e do CNR de Messina, desenvolveu um sistema inovador para analisar as partículas que são geradas pela abrasão dos pneus no asfalto da estrada através do uso de minúsculos “pinças ópticas” de precisão e uma técnica chamada espectroscopia Raman.

©Environmental Science: Nano

A espectroscopia vibracional permite identificar a composição química dos materiais analisados ​​com base no espectro de energia único das vibrações de núcleos atômicos em compostos moleculares (o chamado impressão vibracional). Com esta técnica é possível investigar a composição dos materiais bem como as propriedades estruturais e químicas das partículas – com particular atenção à presença de substâncias como minerais e óxidos metálicos.

As pinças ópticas, por outro lado, exploram a ação dos feixes de laser para prender micro e nanopartículas dentro de um determinado líquido. A combinação dessas duas técnicas de investigação resultou em uma ferramenta poderosa com capacidades únicas para a análise química e estrutural de micro e nanoestruturas diluídas em um líquido – como partículas de pneus na água.

A pesquisa mostra que podemos usar essa combinação de pinças ópticas e espectroscopia “Raman” para caracterizar as partículas microscópicas que são criadas pela abrasão dos pneus nas estradas e muitas vezes acabam no mar. Isso preenche uma lacuna entre as demais técnicas disponíveis – explica o professor Giovanni Volpe , um dos autores do estudo.

A análise dessas nanopartículas pode permitir que fabricantes de pneus criem pneus mais sustentáveis, que não sejam responsáveis ​​por essa forma de poluição do ar e da água – ou que liberem partículas biodegradáveis ​​no meio ambiente.

Com 25 anos e licenciada em Línguas Estrangeiras. Sempre esteve atenta às questões ambientais e visando um estilo de vida eco-sustentável. No seu pequeno caminho tenta minimizar a pegada ambiental com escolhas responsáveis, respeitando a natureza que a cerca.