Origem da água: a história por trás do planeta azul
Teorias revelam que a origem da água está ligada à formação do sistema solar
A origem da água na Terra foi e ainda é objeto de estudos. A curiosidade se dá em grande parte pelo fato da Terra ser o único dos planetas do sistema solar que possui água líquida em sua superfície. Entenda o que as principais e novas teorias dizem sobre o assunto.
Teoria principal: origem da água na formação do sistema solar
Como o Big Bang contribuiu para a origem da água
Na ciência, existem várias teorias que tentam explicar certos fenômenos. Para os defensores da teoria do Big Bang, a água da Terra tem origem na formação do sistema solar. A explosão do Big Bang teria originado os primeiros átomos de hidrogênio. Após milhões de anos, nuvens de hidrogênio e hélio dispersas no cosmo foram se adensando e originaram as estrelas.
A junção de hidrogênio com oxigênio: nascimento da molécula de água
Devido à alta temperatura, as nuvens primárias de nebulosa solar permaneceram na forma de vapor em regiões periféricas desses corpos celestes. Em seus interiores, esses corpos tiveram reações nucleares que originaram diversos elementos químicos, como o próprio oxigênio.
A origem da água ocorreu na junção do hidrogênio com o oxigênio, inicialmente no formato de vapor de água. Com a solidificação da superfície dos planetas, como a da Terra aproximadamente 4,6 bilhões de anos atrás, esse gás ficou aprisionado em suas atmosferas.
Da atmosfera aos oceanos: como a água se acumulou no planeta
Desgaseificação: quando o vapor formou a primeira atmosfera
Em nosso planeta, durante o processo de desgaseificação, o núcleo da Terra continuava quente. Por isso expulsou para a crosta grandes quantidades de água em forma de vapor. Os vulcões expeliram gás hidrogênio e vapor de água. Esse processo criou a nossa atmosfera.
Condensação e chuvas: formação dos oceanos primitivos
Conforme a temperatura foi diminuindo, houve a condensação do gás. O que deu origem às nuvens e à consequente ocorrência da precipitação, que voltou à Terra devido à força da gravidade. A maior parte da água em estado líquido ficou suspensa na superfície da atmosfera, dando origem aos oceanos primitivos.
Como surgiram as águas subterrâneas e doces
Como parte desse processo seletivo, a água doce iniciou sua formação devido às chuvas que lavaram a atmosfera e eliminaram os gases de enxofre. Por causa de sua posição e condições ideais, foi possível a formação de água em três estados: sólido, líquido e gasoso. A parcela que se infiltrou na superfície e se acumulou entre as rochas do subsolo formou as águas subterrâneas e, na medida em que os continentes emergiram, criaram-se os primeiros rios, lagoas, pântanos e os primeiros seres vivos.
Teoria alternativa: água trazida por cometas e meteoros
Existem teorias que afirmam que a Terra teria sido um planeta seco em seus primeiros anos de existência. De acordo com essas teorias, as primeiras fontes de água foram cometas e meteoros feitos de gelo que chegaram à Terra.
Estudo revela papel dos condritos de enstatita
Contudo, em um estudo publicado na revista Science em 2020, Piani e colaboradores afirmam ter evidências para afirmar que a água se originou junto com a formação da Terra.
No artigo, a composição de meteoritos raros chamados de condritos de enstatita foram estudados. A teoria é de que estes condritos participaram da formação das primeiras rochas terrestres, pois sua composição é similar a encontrada no manto. Ademais, diferente de outros meteoritos, os condritos de enstatita se originam em áreas próximas ao Sol, sendo quentes e secos.
Onde a água é encontrada hoje no planeta

Distribuição da água salgada e doce no planeta
Cerca de 71% da superfície da Terra é coberta por água. Desse total, aproximadamente 97,5% está presente nos mares e oceanos da Terra. Porém, na forma de água salgada, ou seja, imprópria para o consumo humano. Dos 2,5% restantes, que perfazem o total de água doce existente, 2/3 estão armazenados nas geleiras e calotas polares.
Além disso, apenas 0,77% de toda a água está disponível para o nosso consumo. Sendo encontrada em rios, lagos, águas subterrâneas, incluindo a água presente no solo, atmosfera (umidade) e biota.
