Anchor Deezer Spotify

Oceanos estão “perdendo a memória”, alertam cientistas

Oceanos estão “perdendo a memória”, alertam cientistas

Em artigo publicado, pesquisadores alertam para o impacto da mudança de temperatura dos oceanos

À medida que o clima da Terra sofre alterações, os oceanos do planeta também mudam, com anormalidades evidentes não apenas em relação à temperatura, mas também em sua estrutura, correntes marítimas e até mesmo sua cor.

Quanto mais essas mudanças se manifestam, o ambiente geralmente estável do oceano acaba se tornando imprevisível e errático. Em artigo publicado na Science Advances, cientistas alertam que o fenômeno tem feito como que os oceanos passem por um processo semelhante ao de “perda de memória”.

“A memória do oceano, a persistência de suas condições oceânicas, é uma importante fonte de previsibilidade no sistema climático”, explicam os pesquisadores em um novo artigo liderado pelo pesquisador climático Hui Shi, do Instituto Farallon em Petaluma, Califórnia,

Na pesquisa, a equipe estudou as temperaturas da superfície do mar (SSTs) na camada superficial rasa do oceano, chamada de camada mista do oceano superior (MLD). Apesar da baixa profundidade do MLD – estendendo-se apenas até uma cerca de 50 metros abaixo da superfície do oceano – essa camada superior de água exibe persistência ao longo do tempo em termos de inércia térmica, especialmente em comparação com as variações observadas na atmosfera.

No futuro, no entanto, a modelagem sugere que esse efeito de “memória” da inércia térmica no oceano superior deve diminuir globalmente, com variações dramaticamente maiores na temperatura previstas nas próximas décadas. De acordo com os pesquisadores, os efeitos serão mais anomalias aleatórias de temperatura nos oceanos.

O que essas alterações significam para a vida marinha ainda não está claro, mas os pesquisadores observam que “impactos nas populações são prováveis”.