Anchor Deezer Spotify

O que você faz importa: calcule sua pegada de carbono e saiba como diminuí-la no dia a dia

O que você faz importa: calcule sua pegada de carbono e saiba como diminuí-la no dia a dia

A National Geographic acaba de lançar a calculadora de pegada de carbono em seu site, junto com uma gama de conteúdos sobre mudanças climáticas. Confira em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/o-que-voce-faz-importa

National Geographic apresentou recentemente a iniciativa Escala Para o Bem, uma coleção de vídeos com três influenciadores da América Latina – a atriz brasileira, youtuber e embaixadora do UNICEF Thaynara Oliveira Gomes (Thaynara OG); a escritora e psicóloga argentina Magalí Tajes; e o ator mexicano Gonzalo García Vivanco – aproveitando as escalas de seus voos para se conectarem com exploradores e conhecerem projetos de impacto ambiental, entendendo de que forma podem contribuir para o cuidado com o Planeta Terra.

O projeto faz parte da campanha O Que Você Faz Importa, que volta suas atenções para as mudanças climáticas neste mês, especialmente para pegada de carbono, por meio de um hub especial com conteúdos relevantes sobre o tema.

Mas o que é pegada de carbono?

Um dos principais causadores do aquecimento global são os gases do efeito estufa, como o dióxido de carbono (CO2), o metano e o óxido nitroso. Apesar de os principais emissores desses gases serem grandes empresas com atividades poluidoras, ações individuais também podem contribuir com isso – sendo estas as chamadas “pegada de carbono”.

Segundo o especialista em mitigação das mudanças climáticas e pegada de carbono Sebastián Galbusera, professor da Faculdade de Engenharia da Universidade de Buenos Aires, a pegada de carbono representa a quantidade de gases do efeito estufa emitida na atmosfera por alguma atividade humana, que pode ser um produto ou um serviço, ou pelas ações diárias de um indivíduo.

Como calcular a minha pegada de carbono? National Geographic acaba de lançar ferramenta

A emissão de gases de efeito estufa produzidos por nossos hábitos diários pode ser medida por meio de ferramentas específicas. Essa medição é o ponto de partida para trabalhar na redução de impacto.

Recentemente, a National Geographic Brasil lançou, em seu site, sua própria calculadora da pegada de carbono. Preenchendo algumas questões sobre seus hábitos de consumo e ações diárias, a ferramenta estima as toneladas de gás carbônico que você emite em um ano.

O que fazer para diminuir a emissão de gás carbônico?

National Geographic separou uma lista de práticas que cada um pode adotar para diminuir sua pegada de carbono e ajudar na luta contra os impactos causados pelas mudanças climáticas. Afinal, o que você faz importa! Confira:

1. Plante uma (ou muitas) árvores

Pedaço de brócolis Descrição gerada automaticamente com confiança baixa(Créditos: Chip Somodevilla / Getty Images)

 

Durante a fotossíntese, as árvores – indispensáveis para a vida na Terra – armazenam o dióxido de carbono presente no ar e evitam que ele chegue à atmosfera, acentuando os efeitos negativos do efeito estufa. Com tanto desmatamento, nossa área verde do planeta está ficando cada vez mais escassa e o que podemos fazer em relação a isso é – nada mais, nada mesmo que – plantar árvores.

Para que haja um efeito realmente significativo do plantio de árvores na luta contra o aquecimento global, é necessário que essa seja uma ação coletiva e feita em grande escala. Não à toa, diversos projetos e personalidades influentes estão se engajando cada vez mais com esse compromisso. Em agosto de 2020, durante o Fórum Econômico Mundial, dezenas de governos locais, empresas e ONGS dos Estados Unidos se comprometeram a plantar um trilhão de novas árvores até 2030.

2. Que tal ir de bicicleta?

Pessoas andando de bicicleta Descrição gerada automaticamente

(Créditos: Ami Vitale)

 

A queima de combustíveis fósseis – como os usados para abastecer os carros, caminhões e motocicletas – é, também, uma grande emissora de gases do efeito estufa que agravam os efeitos negativos causados pelas mudanças climáticas. Para ser mais exato, é calculado que o setor de transportes é responsável por um quarto das atuais emissões desses gases.

Apesar disso, existe uma alternativa saudável não só para o corpo, mas também para o planeta: a bicicleta. De acordo com um estudo publicado na revista Communications Earth and Environment, se todos os usuários de transportes que utilizam combustíveis escolhessem pedalar, ao menos, 1,6 km por dia, o mundo reduziria as emissões de CO2 em cerca de 414 milhões de toneladas por ano. Essa seria uma grande atitude para diminuir sua pegada de carbono na calculadora da National Geographic.

3. Reduzir, reutilizar e reciclar

Texto Descrição gerada automaticamente com confiança média

(Créditos: Rebecca Hale / National Geographic)

Uma outra técnica que pode nos ajudar a atenuar nossa pegada de carbono é utilização dos 3 R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Ao reavaliar nosso consumo e descarte, podemos dar um grande passo em direção a uma vida mais sustentável. É necessária a adoção de práticas que reduzam a quantidade desnecessária de bens que consumimos e descartamos, além de adotar a reciclagem em nosso dia a dia e o descarte adequado de cada lixo.

Também podemos adotar a regra dos 3 R’s na moda, quando – ao invés de sempre comprarmos roupas novas e descartarmos a antiga – podemos doar as que não usamos mais e comprar novas em brechós; e na tecnologia, evitando descartar aparelhos antigos de forma irregular e sempre procurando locais adequados que façam esse trabalho de coleta para produtos específicos.

Lembre-se: apesar de ser um problema coletivo, ações individuais importam e, se cada um fizer a sua parte, caminhamos em direção a um futuro mais sustentável para as próximas gerações.

O Que Você Faz Importa

Dito tudo isso, uma das principais mensagens que a National Geographic quer transmitir é que o que fazemos, realmente é importante. Não podemos mudar o mundo, mas podemos mudar as nossas atitudes em prol do meio ambiente. Tanto é que a marca lançou, em 2020, a campanha O Que Você Faz Importaque – por meio de múltiplas plataformas e diversas iniciativas – busca conscientizar seu público sobre a importância de uma ação coletiva para o planeta.

Fontes: