Anchor Deezer Spotify

O que você come afeta seu humor: pesquisa chinesa mostra que minerais estão ligados a risco de depressão e ansiedade

O que você come afeta seu humor: pesquisa chinesa mostra que minerais estão ligados a risco de depressão e ansiedade

Pesquisas anteriores revelaram que uma dieta rica em minerais essenciais como potássio pode diminuir a probabilidade de depressão. Agora, um novo estudo conduzido por uma equipe da Universidade Jiaotong de Xi’an, da China, identificou outros minerais que podem desempenhar o mesmo papel.

Os pesquisadores, conforme relatado pelo Daily Mail, analisaram dados de quase 200 mil participantes do UK Biobank – o banco de dados médicos do Reino Unido – que não tinham histórico de doenças mentais no início. Para estimar a ingestão diária de minerais, as pessoas registraram tudo o que comeram em períodos de 24 horas, repetidos em diferentes momentos. A evolução da saúde de cada uma foi monitorada durante 13 anos.

Segundo os resultados, publicados no Journal of Affective Disorders, uma maior ingestão de ferro, magnésio e selênio foi associada a um risco 12%, 9,5% e 12% menor respectivamente de desenvolver depressão. Além disso, o manganês reduziu o risco de suicídio em 33% e, o zinco, diminuiu o risco de transtorno de estresse pós-traumático em 57%. Em contrapartida, o consumo mais elevado de cálcio estava ligado a um aumento de 10,4% no risco de depressão e de 15,4% no de ansiedade.

O estudo também apontou que os efeitos protetores do ferro, do potássio, do magnésio, do zinco e do selênio contra a depressão foram mais pronunciados em mulheres, e os do potássio, magnésio e cobre foram mais fortes em pessoas com 55 anos ou menos.

“Altas ingestões de ferro, selênio e manganês podem reduzir o risco de transtornos mentais comuns, enquanto alta ingestão de cálcio pode aumentar o risco de depressão e ansiedade, destacando a necessidade de equilíbrio”, escreveram os autores. “Garantir ingestões adequadas nos níveis de referência (RNI) para magnésio, potássio, zinco, cobre e manganês pode oferecer uma abordagem pragmática para mitigar o risco de transtornos de humor.”

O Daily Mail destaca que a equipe da Universidade Jiaotong de Xi’an constatou que doenças crônicas pré-existentes podem influenciar a forma como os minerais afetam o risco de problemas de saúde mental.

Em uma segunda análise, foram excluídas pessoas com essas doenças no início do estudo, e aí alguns dos resultados iniciais deixaram de ser estatisticamente significativos. Agora, mais pesquisas são necessárias para confirmar todos os achados.