Anchor Deezer Spotify

O que acontece com seu corpo quando você come alimentos cozidos no micro-ondas?

O que acontece com seu corpo quando você come alimentos cozidos no micro-ondas?

O forno de micro-ondas , como é conhecido, usa radiação. Precisamente por esse motivo, apesar da conveniência e simplicidade de uso, muitas vezes é considerado um objeto potencialmente perigoso. Mas até que ponto isso é verdade? E o que acontece com nosso corpo quando comemos alimentos cozidos ou no microondas?

Vamos tentar responder citando uma série de fontes oficiais nacionais e internacionais, bem como pesquisas científicas reais.

Não será danificado pela radiação

O micro-ondas depende de radiações para aquecer os alimentos e há quem acredite que estas podem acabar nos alimentos ou ser perigosas para as pessoas que utilizam o forno, dada a proximidade do aparelho. Não é assim de acordo com a Food & Drug Administration (FDA), mas também de acordo com a EFSA Europeia

Micro-ondas aprovados por agências de segurança europeias e norte-americanas (as que encontramos no mercado) limitam a quantidade de radiação que pode escapar de um forno a 5 miliwatts (mW) por centímetro quadrado a cerca de 2 polegadas da superfície do forno. Este limite está muito abaixo do nível conhecido por prejudicar as pessoas.

Em suma, a menos que você pressione o rosto contra o micro-ondas durante todo o processo de aquecimento, a radiação não prejudica. Esta é também a razão pela qual as micro-ondas param quando a porta é aberta, parando instantaneamente não há risco para quem está usando o aparelho.

Além disso, o mesmo tipo de exposição ocorre quando assamos pão ou mesmo consumimos qualquer alimento cultivado ao sol, de acordo com Juming Tang, professor de engenharia de alimentos da Washington State University, à BBC:

“As microondas fazem parte das ondas eletromagnéticas a que estamos expostos diariamente. Ao assar pão, você fica exposto a ondas eletromagnéticas e energia infravermelha dos elementos de aquecimento do forno. As pessoas também trocam ondas radioativas entre si. Se você está comendo plantações cultivadas à luz do sol, não deve se preocupar com comida de um forno de micro-ondas “

Você não será exposto ao risco aumentado de câncer

Conforme consta no site da AIRC, fundação para a pesquisa do câncer, os fornos de micro-ondas para aquecer alimentos utilizam radiação de radiofrequência, que possui baixa quantidade de energia. Estes não são perigosos como:

“Somente as radiações de alta energia têm poder ionizante, ou seja, são capazes de modificar a estrutura subatômica da matéria e, portanto, induzir alterações no DNA que podem aumentar o risco de câncer”

Pode preservar mais vitaminas e minerais

Em alguns casos, os alimentos no microondas podem até armazenar vitaminas e minerais melhor do que outros tipos de cozimento. De acordo com a Harvard Health, isso é possível porque as micro-ondas levam menos tempo (e uso de água) para cozinhar alimentos.

Como eles leram em seu site:

“Como os tempos de cozimento no micro-ondas são mais curtos, cozinhar com micro-ondas preserva melhor a vitamina C e outros nutrientes que se decompõem quando aquecidos. (…) O método de cozedura que melhor retém os nutrientes é aquele que cozinha rapidamente, aquece os alimentos no menor tempo possível e utiliza o mínimo de líquido possível. O microondas atende a esses critérios. Usar o micro-ondas com uma pequena quantidade de água essencialmente vaporiza os alimentos de dentro para fora. Isso retém mais vitaminas e minerais do que quase qualquer outro método de cozimento e mostra que os alimentos no micro-ondas podem ser realmente saudáveis”.

Especialistas de Harvard apontam, no entanto, que os vegetais são bons, praticamente de qualquer maneira que sejam preparados.

Pode levar muitos “alimentos falsos”

Por outro lado, porém, se você estiver comendo pratos insalubres feitos no micro-ondas – ou seja, alimentos prontos para o consumo que são apenas calóricos e não têm valor nutricional real -, sua refeição não fornecerá as vitaminas e minerais extras prometidos em o ponto anterior.

Normalmente, as refeições no micro-ondas encontradas na seção de alimentos congelados são carregadas com açúcares adicionados ocultos, altas quantidades de sódio e uma série de produtos químicos e conservantes. Melhor escolher outra coisa.

Você pode ingerir produtos químicos

Isso dependerá do recipiente em que o alimento é aquecido. De acordo com um estudo , ao aquecer recipientes ou embalagens plásticas, há um risco aumentado de ingestão de ftalatos e aditivos plásticos.

O melhor a fazer é colocar o alimento em um prato ou tigela de cerâmica ou vidro antes de reaquecer no microondas.

Você pode ingerir muito sal

Confira os fatos nutricionais antes de comer refeições no microondas. A maioria das refeições prontas é carregada de sódio, que pode servir como conservante ou para dar um sabor mais agradável à refeição. No entanto, com tantas refeições congeladas mais saudáveis ​​para escolher, você não precisa confiar em alternativas ricas em sal.

Você pode ganhar peso

Novamente, isso só é verdade se você estiver comendo as refeições erradas cozidas ou no microondas. O conselho de focar em alternativas mais saudáveis, como pratos de cereais e vegetais, é sempre válido. Verifique sempre os rótulos e tabelas nutricionais para escolher as melhores alternativas.