Anchor Deezer Spotify

O ‘ouro vermelho’ para a saúde do seu cérebro e da concentração: este suco melhora a pressão sanguínea na cabeça

O ‘ouro vermelho’ para a saúde do seu cérebro e da concentração: este suco melhora a pressão sanguínea na cabeça

A beterraba, devido aos nitratos que contém, oferece muitos benefícios para a saúde, mas seu consumo deve ser moderado

A beterraba ou betabel é um tubérculo de cor vibrante, conhecido por seu sabor doce e terroso. Além disso, é rica em nutrientes e capaz de reduzir o risco de doenças crônicas, segundo explica a Fundação Espanhola de Nutrição (FEN).

Da mesma forma, essa hortaliça é uma boa fonte de vitaminas e minerais essenciais, como as vitaminas C e B6, o ácido fólico, o magnésio, o ferro e o potássio. Também contém fibra alimentar e compostos vegetais benéficos, como as betalaínas e os nitratos.

O hábito impensado que melhora o funcionamento do cérebro

Mais do que ser o acompanhamento perfeito para saladas e vitaminas, a beterraba é uma opção saudável que as pessoas podem integrar à dieta diária. No entanto, seu consumo deve ser moderado, especialmente por quem tem risco de cálculos renais, devido ao alto teor de oxalatos.

Estes são alguns benefícios da beterraba:

1. Controla a pressão arterial e ajuda na saúde cardiovascular

Os nitratos naturais presentes na beterraba não apenas favorecem a dilatação dos vasos sanguíneos, como também contribuem para reduzir a pressão arterial. Seu consumo habitual pode melhorar a circulação.

A beterraba é uma boa fonte de vitaminas e minerais essenciais, como as vitaminas C e B6, o ácido fólico, o magnésio, o ferro e o potássio. — Foto: Freepik/Reprodução
A beterraba é uma boa fonte de vitaminas e minerais essenciais, como as vitaminas C e B6, o ácido fólico, o magnésio, o ferro e o potássio. — Foto: Freepik/Reprodução

— A pressão arterial essencialmente tende a diminuir. E pode diminuir entre 3 e, às vezes, até 9 milímetros de mercúrio, no caso da pressão arterial sistólica. Se esse tipo de mudança ocorresse em toda a população, a incidência de eventos cardiovasculares adversos, como ataques cardíacos e acidentes cerebrovasculares, seria consideravelmente reduzida — explica Andy Jones, professor de fisiologia aplicada da Universidade de Exeter, no Reino Unido, que passou mais de 10 anos investigando os efeitos da beterraba no desempenho esportivo.

2. Estimula o cérebro

Outro dos benefícios do betabel é ajudar a melhorar a função cognitiva, pois o óxido nítrico produzido a partir de seus nitratos aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro, o que é altamente benéfico para a função cerebral.

Um estudo publicado na National Library of Medicine (NIH) explicou que esse alimento tem um efeito neuroprotetor, o que é muito benéfico para melhorar a memória, especialmente em adultos mais velhos.

3. Melhora o desempenho físico

Segundo especialistas em fitness e atletas, a beterraba melhora o desempenho físico, já que um estudo realizado em 2009 descobriu que o suco ajuda os esportistas a correr mais rápido e aumenta a resistência; assim explicou Andy Jones.

— Existe a possibilidade de que o músculo receba mais oxigênio e o distribua dentro de si de maneira mais eficiente devido aos efeitos do óxido nítrico — acrescenta Jones.

Por outro lado, Brayden Smith, nutricionista registrado da Banner Health, comenta que atletas que consomem esse alimento regularmente sentem menos fadiga durante o exercício.

— Um melhor aporte de oxigênio da beterraba pode favorecer maior resistência durante o exercício cardiovascular e de força. Além disso, uma melhor circulação pode ajudar a reduzir a dor muscular após o exercício — afirma Smith.

São muitos os benefícios da beterraba; no entanto, ela pode provocar efeitos colaterais leves, como alterações temporárias na cor da urina e, em algumas pessoas, desconfortos digestivos.