O gênero Bougaivillea compreende mais de 300 espécies de variadas cores
Bougainville, Buganvília, Santa-rita, Três-marias, Primavera… Você certamente já ouviu algum desses nomes ou se encantou pela vistosa trepadeira nas ruas brasileiras. O gênero Bougaivillea compreende mais de 300 espécies, com flores brancas, rosas, vermelhas, roxas, laranjas ou amarelas, que aparecem durante as estações mais quentes, trazendo vida aos jardins.
Nativo do sudeste e nordeste brasileiro, além da Bolívia, Peru e Argentina, o gênero foi descrito pela primeira vez pelo botânico Philibert Commerçon, que acompanhou o almirante da marinha francesa Louis Antoine de Bougainville na expedição ao redor do mundo, de 1766 a 1769. As espécies foram nomeadas em sua homenagem e espalharam-se pelo mundo, rendendo inúmeras híbridas.
Na realidade, suas flores são pequenas e envolvidas por três brácteas: folhas coloridas que protegem as delicadas flores. As brácteas formam grandes cachos na extremidade dos ramos, resultando nas manchas de cor que amamos, seja cultivada como arvoreta, cerca-viva, seja como trepadeira. “Adoro usá-la para criar arcos, pois a primavera cresce e floresce muito rápido. Para conduzi-la adequadamente, opte por tutores resistentes”, ensina a paisagista Claudia Muñoz, da Linea Paisagismo.
Quando cultivada a pleno sol em solo misto, pode chegar a até 5 m em apenas 2 anos. Ao fim de cada floração, requer podas de formação e de manutenção, para estimular o próximo florescimento e renovar parte da folhagem. “Só evite o plantio próximo a locais de passagem, pois seus galhos apresentam pequenos espinhos”, alerta Claudia.
Abaixo, elencamos os principais tipos de Bougainville:
Bougainvillea spectabilis
Esta é a primavera mais conhecida no Brasil. Suas flores são bem miúdas e acabam se agrupando em três, formando pequenos buquês naturais. A coloração das brácteas varia bastante.
Bougainvillea glabra
Nativa do sul do Brasil, esta primavera é uma das mais vívidas, encontrada em tons que vão do lilás ao rosa. Apesar de tolerar geadas, não suporta temperaturas abaixo de zero.
Bougainvillea peruviana
Com um aspecto mais delicado, esta primavera apresenta menos ramificações, que lhe rendem um aspecto de cascata. É encontrada, exclusivamente, no Peru e no Equador, onde é muito cultivada como cerca-viva.
Bougainvillea brasiliensis
Essa é uma espécie cujas flores nascem com coloração em branco e amarelo, enquanto as brácteas são roxas. Lindas e delicadas, seu principal uso é ornamental, como arbusto.