Anchor Deezer Spotify

O deserto mais seco do planeta está em flor

O deserto mais seco do planeta está em flor

O El Niño voltou a fazer das suas, mas desta vez com um resultado inspirador

O Deserto de Atacama, no norte do Chile, é um dos locais mais secos da Terra. Contudo, a sua areia, geralmente estéril, está atualmente coberta de flores roxas e brancas.

O Deserto do Atacama é também conhecido como ‘Disierto Florida’ [Deserto Florido, em português] porque, de anos a anos, fica coberto de flores, quando coincidem os níveis certos de chuva e de temperatura, acabando por despertar as sementes dormentes do deserto.

Isto é algo que, habitualmente, acontece na primavera. Todavia, o atual desabrochar das flores, de uma forma muito invulgar, precoce – acontecendo a meio daquilo que é o inverno no hemisfério sul. A culpa é da chuva alimentada pelo El Niño, um fenómeno climático que influencia o tempo a nível global.

O desabrochar das flores, geralmente, coincide com o El Niño, durante o qual as temperaturas são mais quentes na região, o que leva a uma maior evaporação; e, em consequência, a mais chuva.

Durante os últimos 40 anos, existiram cerca de 15 eventos de floração, segundo uma análise de 2022 da Pontificia Universidad Católica de Chile.

O deserto enche-se de flores, de anos a anos, quando a chuva e a temperatura atingem os níveis certos para despertar as sementes que ali existem (Rodrigo Gutierrez/Reuters)
A floração no deserto acontece, geralmente, durante a primeira. Todavia, este ano, uma quantidade de chuva superior ao habitual trouxe as flores mais cedo (Rodrigo Gutierrez/Reuters)

As flores não têm ainda extensão suficiente para serem consideradas parte do chamado “deserto florido”, explicou à Reuters Cesar Pizarro, que lidera a área de conservação da biodiversidade da Corporación Nacional Forestal, uma organização governamental chilena.

Contudo, como é esperada mais chuva, é expectável que as flores acabem por se espalhar por uma área maior, acrescentou o especialista.

Em 2022, o governo chileno anunciou a criação de um novo parque nacional no Deserto de Atacama, num esforço para proteger estas flores raras, bem como a vida selvagem – incluindo insetos, répteis e aves – a que acabam por dar apoio.