Anchor Deezer Spotify

O café expresso pode salvar sua vida: a nova descoberta surpreendente da pesquisa de Alzheimer

O café expresso pode salvar sua vida: a nova descoberta surpreendente da pesquisa de Alzheimer

Na maioria das pessoas, as proteínas tau ajudam a estabilizar as estruturas no cérebro. Mas as proteínas tau podem se agrupar em filamentos ou fibrilas que se acumulam nas regiões cerebrais envolvidas na memória.

Quando isso acontece, as fibrilas interrompem a comunicação entre as células nervosas do cérebro, causando os sintomas da doença de Alzheimer : perda de memória, falta de discernimento, perambulação e mudanças de personalidade.

Um novo estudo descobriu que os compostos do café expresso, incluindo a cafeína, podem ajudar a prevenir o desenvolvimento da doença de Alzheimer.

Numerosos estudos referem que… “ o consumo de café exerce uma ação protetora contra duas das doenças neurodegenerativas mais comuns, nomeadamente o Parkinson e o Alzheimer ”.

Assim, pesquisadores da Universidade de Verona experimentaram compostos no café expresso para ver se algum deles poderia afetar o desenvolvimento da doença de Alzheimer.

O estudo

Para realizar seus experimentos, os pesquisadores isolaram compostos do café expresso comprado em lojas, como cafeína , trigonelina, genisteína e teobromina.

Esses compostos, mais um extrato completo de café expresso, foram incubados em laboratório junto com uma forma abreviada da proteína tau por até 40 horas.

Os experimentos revelaram que, à medida que a concentração de cafeína, genisteína ou extrato completo de café expresso aumentava, as fibrilas da proteína tau eram mais curtas e não formavam folhas maiores, indicando que o progresso em direção ao Alzheimer pode ser retardado ou interrompido.

Mais pesquisas são necessárias, mas o novo estudo – financiado pelo Ministério Italiano de Universidade e Pesquisa – pode ajudar os especialistas a encontrar outros compostos bioativos contra doenças neurológicas como o mal de Alzheimer.