Anchor Deezer Spotify

O bicho-preguiça é realmente preguiçoso? Confira curiosidades do animal

O bicho-preguiça é realmente preguiçoso? Confira curiosidades do animal

O mamífero é nativo do Brasil e é conhecido por seu comportamento lento – e por dormir até 20 horas por dia!

Com seu sorriso permanente e lentidão característica, o bicho-preguiça é um dos representantes mais emblemáticos do reino animal. Seja em aparições em filmes como Zootopia ou cliques simpáticos na internet, muita curiosidade rodeia o comportamento do mamífero — que, assim como o seu nome, é também marcado pela preguiça.

Porém especialistas enfatizam que a moleza desse animal é um pouco diferente da nossa: segundo o biólogo Tairacan Augusto, “não é ele que é preguiçoso… seu metabolismo que é.”

Tairacan explica que o organismo lento — que causa uma respiração demorada e uma temperatura corporal mais baixa — é o grande motivo por trás de sua conduta moderada. Ele também é a causa de seu grande sono: o mamífero consegue dormir até 20 horas por dia e, em seu tempo livre, fica parado ou se alimenta de folhas.

“Ainda assim, o bicho-preguiça consegue se virar muito bem no ritmo dele. Por ser mais devagar, o animal consegue ficar bem agarrado nos troncos, se camuflando para que os predadores não os vejam”, acrescenta.

O bicho-preguiça é encontrado apenas nas Américas e conta atualmente com seis espécies (Foto: Pexels/ Roxanne Minnish/ CreativeCommons)
A preguiça é um animal arborícola e só sai dos galhos da árvore para fazer as suas necessidades (Foto: Pexels/ Roxanne Minnish/ CreativeCommons)

E o único momento que ele sai de sua posição entre as copas das árvores é na hora de defecar, que ocorre uma ou duas vezes na semana. Essa também é a única ocasião em que o mamífero corre risco, já que fica exposto a seus caçadores, como o cachorro-do-mato.

“Esses são animais encontrados apenas nas Américas Central e do Sul e no Brasil”, informa a bióloga do Zoológico de São Paulo Michele Viana.

“Atualmente, há seis espécies de bichos-preguiça, divididas entre famílias de preguiças-de-três-dedos e as Megalonychidae, que têm dois dedos.” Entre elas está a mais popular e que conhecemos no ideário popular: a Bradypus variegatus ou, apenas, preguiça-comum.

Os hábitos de todas as preguiças —  desde a de Hoffman até a de garganta amarela —, porém, são muito semelhantes. “Eles são animais herbívoros, habitam florestas e são arborícolas, ou seja, vivem em árvores”, continua Michele.

Suas garras e pelo longos e braços compridos estão presentes em todos os indivíduos da espécie, assim como, é claro, a sua lentidão.