Novo sistema da Ocean Cleanup traz esperança para limpeza dos oceanos
Há quase dez anos, Boyan Slat anunciou sua primeira ideia para remover o plástico dos oceanos e fundou a Ocean Cleanup, uma organização sem fins lucrativos que visa remover 90% do plástico flutuante do oceano até 2040.
Boyan e sua equipe sabem que esta é uma meta bastante ambiciosa, mas que limpar os oceanos é urgente. Por isso, desde que a Ocean Cleanup começou o seu trabalho, a pesquisa para o desenvolvimento de novas tecnologias para retirada de plástico do mar não parou.
O primeiro dispositivo para capturar resíduos plásticos foi testado em 2018. Infelizmente, não funcionou como o esperado. Em 2019, uma nova tecnologia foi testada e conseguiu coletar grandes quantidades de plástico, mas a Ocean Cleanup fez as contas e percebeu que precisaria de centenas desses modelos para atingir seu objetivo.
E nos últimos dois anos, os esforços estão no novo sistema apelidado de Jenny, ou System 002. Com uma nova abordagem, ao invés de uma captura passiva, o novo sistema é composto por uma grande linha flutuante com dois barcos em cada uma das extremidades. A linha é puxada por estes dois barcos, formando uma espécie de funil para uma grande rede que armazena o plástico flutuante.
Com ajuda de inteligência artificial, a Ocean Cleanup localiza as possíveis concentrações de plástico flutuante e vai com o sistema até o local. Enquanto os barcos vão puxando as extremidades da linha, a uma velocidade de 1,5 nós, a corrente marinha ajuda a deslocar os resíduos para a grande rede.
Quando a rede que está na parte traseira da zona de retenção fica cheia, o plástico coletado é levado para um dos barcos e então a rede vazia volta para recolher mais resíduos dos oceanos.
Quando a rede que está na parte traseira da zona de retenção fica cheia, o plástico coletado é levado para um dos barcos e então a rede vazia volta para recolher mais resíduos dos oceanos.
Testado e aprovado!
O novo sistema foi testado há duas semanas na grande ilha de plástico do Pacífico e conseguiu coletar 9 toneladas de plástico. “Santa mãe de Deus! Tudo funcionou !!!”, comemorou Boyan Slat nas redes sociais. Além de coletar o plástico, trazer todo o material para terra firme era outro grande desafio, que foi vencido sem problemas.
-
Foto: Ocean Cleanup -
Foto: Ocean Cleanup
A Ocean Cleanup comunicou que a remoção de 9 toneladas de plástico Oceano Pacífico, prova de que a mancha de lixo poderia realmente ser limpa. Slat calculou que a equipe precisaria de cerca de 10 Jennys para limpar 50% da Grande Mancha de Lixo do Pacífico em cinco anos.
Óculos de sol
Depois de chegar ao litoral, o plástico coletado pela Ocean Cleanup é reciclado e usado na fabricação de óculos de sol. A venda dos óculos ajuda a financiar o trabalho de pesquisa, desenvolvimento de tecnologias e limpeza dos oceanos.
Com o tempo, a organização espera fazer parceria com marcas de consumo para fazer mais produtos reciclados.
Veja no vídeo abaixo um pouco mais sobre o novo sistema desenvolvido para retirar plástico dos oceanos: