Anchor Deezer Spotify

No Dia da Banana, conheça os benefícios da farinha feita com a casca da fruta e anote a receita

No Dia da Banana, conheça os benefícios da farinha feita com a casca da fruta e anote a receita

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que cada brasileiro come, em média, 25 quilos por ano de banana

A banana é a fruta mais consumida do Brasil, segundo pesquisa da Embrapa. Tão querida, a fruta doce e versátil ganhou um dia para chamar de seu, celebrado neste domingo, dia 22 de setembro. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que cada brasileiro come, em média, 25 quilos por ano. Além de ser rica em nutrientes, a fruta é versátil, prática e pode ser ingerida de diversas formas.

A banana possui diversos benefícios para a saúde. Geralmente, é lembrada após a realização de atividades físicas, caminhadas ou corridas, por ser rica em potássio, mineral que atua na função cardíaca e muscular. Mas também possui carboidratos, responsáveis por fornecer energia para as células, e magnésio, que fortalece as estruturas óssea, dentária e muscular. E por ser rica em fibras, auxiliam na sensação de saciedade e no bom funcionamento do sistema digestivo.

Jogar a casca de banana fora pode estar privando você não só de nutrientes, mas de sabores únicos! Um estudo recente, produzido por pesquisadores do Departamento de Engenharia e Tecnologia Pós-Colheita da Universidade Aligarh Muslim, da Índia, e pela Universidade de Houston, nos EUA, mostrou que utilizar a casca de banana como farinha pode deixar a refeição mais saudável e gostosa.

A pesquisa avaliou o efeito do item em propriedades nutricionais de biscoitos em comparação com a farinha de trigo. O estudo mostrou que acrescentar o ingrediente à dieta leva mais minerais à mesa, como magnésio, cálcio e potássio, importantes para a nutrição balanceada.

Além das fibras, a casca tem compostos fitoquímicos que proporcionam benefícios anti-inflamatórios e podem funcionar como moduladores do metabolismo. É interessante procurar as bananas orgânicas, para não haver agrotóxicos.

É possível fazer sua própria farinha de casca de banana. Para preparar, separe de oito a dez cascas. Lave-as em água corrente, retire as extremidades e descarte-as. Em seguida, pique as cascas em tiras. Adicione as tiras em uma panela com água fervente e deixe lá por cerca de dez minutos. Escorra as cascas e enxágue em água fria. Em seguida, espalhe as cascas cozidas em uma assadeira forrada com papel-manteiga, sem que fiquem sobrepostas. Coloque-as no forno entre 70 e 80 graus, até que fiquem totalmente secas e crocantes (de duas a quatro horas). Depois de assar, deixe que as cascas resfriem completamente. Depois disso, coloque-as em um processador de alimentos ou liquidificador até que virem um pó fino.

Loja explora sabor da Banoffee

Aproveitando que hoje é Dia da Banana, segue mais uma dica para quem gosta da fruta. Acabou de ser reinaugurada no Rio, mais precisamente no Leblon, a Nanica, loja que ficou conhecida justamente pela execução da torta Banoffee, que leva a banana como ingrediente principal. A Nanica, que fica na Rua Dias Ferreira, tem o diferencial de ter a produção totalmente artesanal, a começar pelo doce de leite, segunda estrela da Banoffee.