Anchor Deezer Spotify

Não utilizar fio dental pode levar à perda de dentes; entenda

Não utilizar fio dental pode levar à perda de dentes; entenda

Escovar e limpar os dentes para prevenir problemas bucais é um hábito diário que todos aprendem desde crianças. De acordo com especialistas em saúde, os dentes devem ser escovados por dois minutos, pelo menos duas vezes ao dia, e o uso do fio dental também deve ser incorporado. Uma boa higiene oral garante a remoção da placa bacteriana, que é a principal causa de cáries e doenças das gengivas.

O fio dental é responsável por alcançar restos de comida, açúcares e ácidos de bebidas que ficam entre os dentes e podem contribuir para a má saúde bucal.

A higienista Anna Middleton, da Clínica Odontológica Chelsea explica por que se deve utilizar fio dental após a escovação.

— A escovação limpa apenas três das cinco superfícies dos dentes; é por isso que você precisa usar fio dental. Se você usar fio dental e não escovar, estará cobrindo apenas duas das superfícies dos dentes — disse. Anna ainda explica que a falta do fio para uma higiene oral completa diariamente também pode causar perda de dentes.

— Não usar fio dental ao longo do tempo também pode causar aberturas entre os dentes e recessos nas gengivas, fazendo com que os dentes pareçam longos. A doença gengival não é apenas sobre as gengivas, é também sobre o osso — alertou. A especialista explica que a gengiva tenta se afastar da placa e do que pode estar no local irritando ela, como alimentos, por exemplo. O osso também faz o mesmo movimento, o que pode levar à perda do dente.

— Os primeiros sinais de doença gengival são gengivas vermelhas e inchadas. Isso é gengivite e é tratável. Quando começa a progredir e você tem danos nas gengivas e nos ossos, é o que chamamos de periodontite e é irreversível — diz Anna.

Os problemas que podem ocorrer na boca de quem não utiliza o fio dental diariamente são:

  • Gengivas visivelmente vermelhas e inflamadas;
  • Gengivas inchadas;
  • Mau hálito;
  • Placa visível ao longo da linha da gengiva e entre os dentes. Esta é muitas vezes uma cor amarela e espessa.

O fio dental correto para seus dentes

Existem muitos produtos disponíveis no mercado e escolher o ideal pode ser difícil. A higienista recomenda que se você tiver espaço entre os dentes, use as escovas interdentais.

— Pessoas que têm boa técnica podem usar fio dental, ou se seus dentes estiverem muito apertados, usar fio dental ou palitos de fio dental — aconselhou. Ela diz que quem realmente não se adapta ao uso do fio dental, deve experimentar um fio dental de água. Mas alerta que eles podem ser úteis, mas não são os ideias.

A melhor maneira de passar fio dental

Muitas vezes, restos de comida como pedaços de carne podem ficar presos entre os dentes, enquanto as frutas secas podem ser facilmente atingidas nas fissuras dos dentes. A maneira correta de usar o fio dental é essencial para uma boa limpeza sem machucar a gengiva. Enrole o fio dental em forma de C contra um lado da superfície do dente, mova-o para cima e para baixo um pouco abaixo da gengiva, depois puxe e repita do outro lado.

Continue limpando mesmo se houver presença de sangue

Muitas pessoas ficam alarmadas ao ver sangue ao passar o fio entre os dentes, mas isso geralmente ocorre porque a comida está presa entre eles e precisa sair.

— O mais importante é não ignorar o sangramento. As pessoas passam fio dental, veem sangue e param. Se estiver sangrando, continue limpando — disse.

Mas se o sangramento persistir após alguns dias, é aconselhável marcar uma consulta com o dentista.

A melhor maneira de escovar

A especialista recomenda escovar os dentes duas vezes ao dia, por dois minutos de cada vez. Ela diz que a coisa mais importante é escovar ao longo da linha da gengiva e estar ciente de que você passou a escova em todos os dentes e em toda a gengiva. O enxaguante bucal também é um aliado na limpeza, mas deve-se ter cuidado com os que tenham em sua composição presença de álcool, pois pode alterar o pH da boca e aumentar o risco de cárie.