A adição de sal às refeições está ligada à morte prematura: este é o resultado de um estudo com 500.000 britânicos de meia-idade.
Os pesquisadores descobriram que sempre adicionar sal aos alimentos reduzia a expectativa de vida em mais de dois anos para os homens e em um ano e meio para as mulheres. Esse resultado não inclui tempero durante o processo de cozimento.
O estudo não descartou outros fatores de estilo de vida, mas a equipe disse que as pessoas devem considerar evitar temperar as refeições com adição de sal.
O professor Lu Qi, da Tulane University School of Public Health and Tropical Medicine , em Nova Orleans, que liderou o trabalho, disse que:
Nosso estudo é o primeiro a avaliar a relação entre adição de sal aos alimentos e morte prematura. Mesmo uma redução modesta na ingestão de sódio, adicionando pouco ou nenhum sal aos alimentos, pode levar a benefícios substanciais para a saúde.
O estudo
As descobertas foram baseadas em pesquisas envolvendo mais de 500.000 participantes do Biobank do Reino Unido.
Os pacientes foram acompanhados por uma média de nove anos. Quando eles ingressaram no estúdio entre 2006 e 2010, eles foram questionados, por meio de um questionário touchscreen, se adicionavam sal em seus alimentos e com que frequência.
A ingestão de sal é difícil de rastrear com precisão porque muitos alimentos processados contêm altos níveis de sal, e a medição direta usando testes de urina não fornece necessariamente um instantâneo indicativo.
Cerca de 70% da ingestão de sódio nas populações ocidentais vem de alimentos processados e processados, com 8-20% provenientes de sal adicionado à mesa.
Em comparação com aqueles que nunca ou raramente adicionavam sal, aqueles que sempre temperavam seus alimentos tinham um risco 28% maior de morrer prematuramente. Aos 50 anos, homens e mulheres que sempre adicionavam sal tinham uma expectativa de vida menor de 2,3 anos e 1,5 anos.
Outros fatores foram considerados que poderiam afetar os resultados, incluindo idade, sexo, etnia, índice de massa corporal, tabagismo, ingestão de álcool, atividade física, dieta e condições médicas como diabetes, câncer e doenças cardíacas.
Claro, é importante ressaltar que o sal não pode ser completamente removido da dieta. Até agora, porém, o que as evidências para esse ingrediente parecem indicar é que pessoas saudáveis que consomem o que constitui níveis normais de sódio não precisam se preocupar com sua saúde.
Por outro lado, pessoas com condições médicas ou que consomem grandes quantidades de sal e alimentos processados devem prestar mais atenção à sua dieta.