Anchor Deezer Spotify

Mito ou verdade: tomar sorvete piora a dor de garganta no verão?

Mito ou verdade: tomar sorvete piora a dor de garganta no verão?

Verão, sol, praia, calor, e tudo o que as pessoas mais desejam, principalmente aquelas que não podem curti tudo isso, é um lugar com ar condicionado. O problema é que esse choque de temperatura, o organismo baixa a resistência e a probabilidade de desenvolver gripes e resfriados aumenta. Aquela terrível tosse persistente, espirros que não param e a inconveniente dor de garganta.

O EXTRA consultou o médico-cirurgião de cabeça e pescoço do Instituto Nacional de Câncer (INCA), Ullyanov Toscano, para comentar 10 mitos e verdades sobre alimentos que devemos consumir nessa estação do ano para amenizar ou melhorar os sintomas da gripe e resfriado. Entre elas, se pode ou não consumir sorvete ou beber gelado quando estiver sentindo dor de garganta.

Confira a seguir:

Água de coco substitui a água convencional na hidratação do corpo?

Verdade. A água de coco é um poderoso hidratante, rico em sódio e potássio, e pode ser utilizada na hidratação no lugar da água.

É preciso ter cuidado especial com o consumo de álcool no verão?

Verdade. Devemos estar atentos ao consumo de álcool sempre, mas um corpo desidratado pelo calor e exposto a ingestão alcoólica sofre mais.

Alguns alimentos podem ajudar a proteger o organismo para evitar gripes e resfriados no verão?

Verdade. A alimentação saudável estimula o sistema imunológico. Como exemplos, temos as frutas cítricas, como a laranja, ovos, e as oleaginosas (castanhas, amêndoas) que atuam na proteção do organismo, além de verduras e leguminosas.

É permitido substituir a ingestão de água por sucos?

Mito. Os sucos têm uma grande quantidade de água e hidratam o corpo, no entanto, o problema são os açúcares que eles contêm. O ideal é balancear suco e água.

Cerveja e chope ajudam a matar a sede?

Mito. “Matar a sede” é aquela sensação que temos ao ingerir líquidos. Todavia, o chope e a cerveja falsamente dão essa impressão, mas não são capazes de hidratar. Além disso, o álcool atua a nível renal e estimula a diurese, fazendo com que se perca mais água.

Beber água demais faz mal?

Verdade. Isso é mais comum em situações em que houve uma perda excessiva de água e minerais. A exemplo estão os atletas de provas de resistência. Além disso, a sua ingestão excessiva pode levar a um quadro de hiponatremia, ou seja, a diminuição da concentração de sódio no sangue.

Mel ajuda a manter a garganta sempre limpa?

Verdade. O mel natural tem propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas. No entanto, é claro que ele é apenas um adjuvante, não podendo ser substituído pela terapia usual ou remedios em caso de doenças.

Tomar sorvete ou gelado piora a dor de garganta?

Mito. Algumas irritações na garganta podem até ser aliviadas com o sorvete. Poluição, calor e aftas podem ter alívio com o sorvete.

Alguns alimentos “arranham” a garganta?

Verdade. Alimentos duros e secos podem acarretar o incômodo, ingerir bebidas muito frias ou quentes também. Pimenta, vinagre, gengibre e até frutas ácidas, como laranja ou limão, irritam a mucosa da garganta. Se você já estiver com alguma inflamação, essas substâncias agressoras têm grande chance de piorar o quadro.

É necessário manter-se mais hidratado no verão do que em outras estações?

Verdade. A exposição ao calor e a alta temperatura faz perder líquidos pela transpiração, então temos que nos hidratar mais em dias quentes.