Anchor Deezer Spotify

Missão global pede ajuda para encontrar os 10 pássaros mais raros da Terra

Missão global pede ajuda para encontrar os 10 pássaros mais raros da Terra

Chamada pública busca encontrar aves “perdidas” que podem estar ameaçadas pela atividade humana ou simplesmente viver em áreas remotas que os cientistas não conseguiram acessar

Em um novo esforço de pesquisa global, cientistas e conservacionistas esperam encontrar as 10 espécies de pássaros mais raras da Terra e que são consideradas “perdidas” por não serem vistas há pelo menos 10 anos. Para isso, eles pedem ajuda de pessoas e observadores de pássaros em todo o mundo.

Segundo o grupo, os animais ainda não foram oficialmente classificados como “extintos”, mas podem estar ameaçados pela atividade humana ou simplesmente viver em áreas remotas que os cientistas não conseguiram acessar ou pesquisar ainda.

O projeto The Search for Lost Birds (A Busca pelos Pássaros Perdidos) é uma colaboração entre as entidades ambientais Re: wild, American Bird Conservancy (ABC) e BirdLife International, e conta com suporte de dados da plataforma eBirddo laboratório de Ornitologia da Universidade de Cornell, que é usada para registrar avistamentos de aves.

“Ao relatar diretamente avistamentos e informações por meio do eBird, observadores de pássaros e cientistas cidadãos de qualquer lugar do mundo podem nos ajudar a encontrar e aprender mais sobre essas espécies perdidas”, explica John C. Mittermeier, diretor de divulgação de espécies ameaçadas da American Bird Conservancy.

Atualmente, o eBird tem mais de 700 mil usuários registrados que enviaram mais de 1 bilhão de avistamentos de pássaros em todo o mundo. No entanto, nenhuma dessas observações incluiu qualquer um dos 10 pássaros perdidos mais procurados. Muitas das aves perdidas são nativas de áreas ricas em biodiversidade, mas também precisam urgentemente de esforços de conservação.

Duas espécies, a Coruja-do-Mato de Siau e a Pomba-da-fruta de Negros só foram documentadas uma vez, quando foram originalmente descritas em meados do século XIX e em 1953, respectivamente.

Os 10 pássaros perdidos mais procurados incluem:

● Tetraka escuro (Crossleyia tenebrosa), documentado pela última vez em 1999 em Madagascar

● South Island kōkako, visto pela última vez em 2007 na Nova Zelândia

● Corsel de Jerdon, visto pela última vez em 2009 na Índia

● Itwombwe nightjar, visto pela última vez em 1955 na República Democrática do Congo

● Pipa cubana, vista pela última vez em 2010 em Cuba

● Pomba-da-fruta de Negros, vista pela última vez em 1953 nas Filipinas

● Beija-flor Santa Marta, vista pela última vez em 2010 na Colômbia

● Passarinho Vilcabamba, visto pela última vez em 1968 no Peru

● Codorna do Himalaia, vista pela última vez em 1877 na Índia

● Coruja-do-mato de Siau, vista pela última vez em 1866 na Indonésia