Menu da Conferência do Clima será de baixo carbono e pratos à base de plantas

Menu da Conferência do Clima será de baixo carbono e pratos à base de plantas

Cardápio irá contar com 80% de produção local da Escócia e cada item irá apresentar uma estimativa da sua pegada de carbono

A pegada sustentável também está prevista na alimentação da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que acontece de 31 de outubro a 12 de novembro, em Glasgow, na Escócia. Os pratos à base de plantas serão o foco do menu da COP26 e 80% dos alimentos serão de produção local do país.

O cardápio de baixo carbono tem 95% de comida britânica e cada alimento contará com uma estimativa de sua pegada de carbono. Dessa forma, o grande evento espera que os participantes façam escolhas mais conscientes e favoráveis para o futuro do nosso planeta. Para isso, o impacto ambiental dos fornecedores e marcas envolvidas estão sendo levadas em consideração.

Em entrevista ao Jornal The Guardian, o presidente da COP26 , Alok Sharma, disse que a alimentação é um fator importante. “É emocionante ver tanta inovação nos cardápios que serão oferecidos e entender o pensamento e o esforço investidos em fazer pratos saudáveis, sustentáveis ​​e adequados para diferentes dietas e necessidades”.

Confira alguns pratos do MENU de amostra

Lasanha de abóbora de inverno (0,7 kg de emissões equivalentes de CO2 ) – aipo, raízes de vegetais glaceados e abóbora de inverno, com um cheddar vegan.

Couve orgânica e massas vegetais sazonais (0,3 kg CO2) – espelta fusilli, cogumelos do campo, couve e vegetais sazonais.

Almôndegas de peru assadas (0,9kg CO2) – com macarrão penne de espelta orgânica e ragu de tomate.

Massa penne orgânica de espelta integral (0,2 kg CO2) – com ragu de tomate, couve, pesto e crumble de aveia.