Anchor Deezer Spotify

Médico dá dicas para cuidar do coração nos jogos do Brasil

Médico dá dicas para cuidar do coração nos jogos do Brasil

Com as emoções à flor da pele, ocorrência de problemas cardíacos aumenta – veja como prevenir e identificar uma emergência

“Haaaaaja coração!” Não é à toa que a frase ficou famosa nas transmissões esportivas. O coração realmente bate mais forte em momentos de emoção, como são os jogos da seleção brasileira de futebol. Só na frase de grupos serão três partidas: uma neste dia 24 de novembro, com a Sérvia, outra no dia 28, com a Suíça, e a última no dia 2 de dezembro, com Camarões.

Muita gente vai estar colado na TV acompanhando a seleção brasileira. E, entre torcedores e torcedoras apaixonados, estão pessoas que precisam tomar cuidado com o coração. Pesquisas mostram que as fortes emoções vividas em partidas de Copa do Mundo aumentam os riscos de problemas de saúde que afetam o coração.

A ansiedade, o nervosismo, a felicidade na hora do gol ou alguma decepção com os resultados podem ser gatilhos para incidência de emergências cardíacas.

torcedor futebol
Foto: Gustavo Ferreira | Unsplash

Um estudo da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), realizado em 2013, apontou que as ocorrências de infarto aumentavam entre 4% e 8% em dias de Copa do Mundo.

“Os jogos da seleção deixam muitos torcedores à flor da pele. É comum o relato de pessoas que passam mal durante as partidas. A ansiedade pela vitória, e em alguns momentos, a angústia pela derrota, podem provocar estresse emocional”, esclarece Lucas Cirilo Fernandes, médico cardiologista da Clínica Censo, em Parauapebas (PA).

Lucas diz que é importante tentar manter a calma e o equilíbrio durante os jogos, para reduzir as chances de problemas com o coração. Como isso nem sempre é possível, o cardiologista explica que é fundamental estar atento aos sinais de alerta que podem indicar problemas graves com a saúde.

“Se ficar muito ansioso, suando, com dor no peito, coração acelerado, boca seca, mãos frias, náuseas, ânsia de vômito, fique atento, pois pode ser uma arritmia”, recomenda o médico.

“Agora se esses sintomas persistirem acompanhados com dor de cabeça, fraqueza muscular, alterações na fala, deixe a partida imediatamente e procure uma emergência”, acrescenta o cardiologista.

Quem já tem problemas cardiovasculares ou histórico familiar da doença também deve redobrar o cuidado com as emoções durante os jogos.

taça de futebol
Foto: Fauzan Saari | Unsplash

Cuidados com o coração – nos dias de jogo e sempre!

O cardiologista indica alguns cuidados que podem ajudar a proteger o coração. Vale lembrar que a preocupação com a nossa saúde não deve ter data especial para acontecer – fazer exames preventivos, procurar profissionais de saúde para um acompanhamento constante e prestar atenção aos sinais que o corpo nos dá deve fazer parte da nossa rotina.

Confira as orientações do Dr. Lucas:

1- Faça alimentação saudável e com alimentos leves antes da partida;

2- Evite alimentos ultraprocessados, como refrigerante e salgadinhos;

3- Opte por ingerir frutas, pois auxiliam no controle da ansiedade;

4- Evite a ingestão de bebida alcoólica, mas para quem não abre mão, a dica é se manter hidratado;

5- Busque manter a calma, pois a ansiedade e o nervosismo podem ser gatilhos para emergências do coração;

6- Se você já realiza tratamento cardíaco, evite tomar bebidas com cafeína, pois elas são estimulantes e podem acelerar o coração;

7- Não misture bebida alcoólica com energético, pois é fator que predispõe arritmias;

8- Faça um check-up preventivo com um cardiologista.