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Martins apresenta primeira coleção com peças de biodesign no País

Martins apresenta primeira coleção com peças de biodesign no País

O estilista paulistano Tom Martins traz inovação para passarela junto com a Ypê, para lançar linha de produtos premium da marca; New wave e Vivienne Westwood também são inspirações

Conhecido por sua irreverência e ousadia, o estilista paulistano Tom Martins foi o convidado da Ypê, que patrocina seu desfile e a edição N55 da São Paulo Fashion Week, para assinar a Blooming Collection. O projeto, baseado em conceitos de responsabilidade ambiental, conversa a linha de Amaciante Concentrado Ypê através de 12 criações de Martins, quatro delas elaboradas em parceria com a bio designer espanhola Paula Ulargui. Ela desenvolve peças em que plantas naturais crescem sobre o tecido, a partir do que descobriu em seu projeto de investigação do cultivo na superfície têxtil. É a estreia da técnica nas passarelas da SPFW e primeira parceria de Ulargui com uma marca brasileira, mas ela já foi o destaque em marcas de luxo com projeção global, como a etiqueta espanhola Loewe.

Os looks da Blooming Collection foram desenvolvidos em tecidos com produção de baixo impacto ambiental e pensados como obras de arte vestíveis, com silhuetas amplas, inspiradas nas formas das flores. As matérias-primas responsáveis já fazem parte do repertório da Martins, mas para esta coleção, Tom se aprofundou ainda mais na pesquisa de tecidos naturais e sustentáveis, compatíveis com a técnica de Paula. Para os quatro looks da parceria, foi usada uma alternativa têxtil natural importada da Espanha e já utilizada pela biodesigner em suas próprias peças.

Além da aplicação do processo de bio design nas peças conceito, a coleção tem inspiração na temática botânica, com estampa desenvolvida pelo Estúdio Pareia. As flores Gardênia, Peônia e Rosa remetem a algumas das fragrâncias dos Amaciantes Concentrados Ypê. O maximalismo característico da Martins não poderia ficar de fora – flores bordadas de paetês e cristais também são utilizadas em alguns looks. Além disso, é usado tecido de viscose cujas fibras vêm de árvores de reflorestamento, outro artigo têxtil de impacto ambiental reduzido.

A pesquisa e o uso consistentes de matérias-primas renováveis e circulares perpassam toda a coleção. Da empresa têxtil Ecosimple, vêm os jacquards, alfaiatarias, canvas e o tweed. A sarja da Santista também aparece com lavagem de efeito marmorizado, resultado de um processo certificado que prevê reuso de água.

Os acessórios são montados por Tom e por seus assistentes Gustavo Oliveira e Raquel André a partir de peças garimpadas. As sandálias recebem a assinatura livre e criativa da Martins com a aplicação de pedrarias sobre modelos flat da Rider, que estarão à venda no site da marca, em formato see now buy now logo após o desfile. Em tempo: cruzam a passarela duas clientes do estilista que são sinônimo de ocupação de espaços e autenticidade criativa, as cantoras Liniker e Majur.

INSPIRAÇÕES

Depois de suas peças de arte para vestir, Tom coloca na passarela outras, prontas para ganhar as ruas. Reconhecida por seu bom-humor debochado e por ser sem rótulos, a Martins não trabalha temas específicos nas coleções. Tom traz dois ou mais referenciais que integram seu repertório do dia-a-dia e realiza uma releitura deles pelas lentes características de sua marca. Desta vez, a new wave e uma homenagem à grande rebelde da moda, a estilista inglesa Vivienne Westwood, dão o tom à coleção da Martins.

A liberdade de experimentação da new wave não poderia ressoar melhor com o DNA da Martins. O movimento levou as guitarras aceleradas do punk também para as pistas, ao misturá-las com sonoridades pop e eletrônicas das mais diversas maneiras. O hibridismo da new wave não ficou restrito à música, sua expressão mais conhecida, e se estendeu para moda e o comportamento de uma geração inteira, através de seus próprios artistas e líderes das bandas. Peças e combinações que marcaram o visual dos cantores Boy George, Nina Haagen e Siouxsie Sioux são as principais referências da new wave que Tom direciona para a coleção. Traduzem a mistura livre e sem regras neste desfile do estilista junto com a explosão de texturas de uma cartela têxtil variada, com tricô, paetês, plumas e nylon. Estampas psicodélicas em cores vibrantes completam a viagem da Martins pela new wave.

Vivienne Westwood também carrega simbolismos que definem a Martins – sobretudo o de ter a moda e o vestir como expressões criativas individuais e únicas, mas que dialogam com o contexto coletivo com doses bem-vindas de ironia e bom-humor. Afinal, há algo de quase anárquico no fato de pessoas de todos os gêneros poderem escolher usar uma mesma peça da Martins, com seus elementos que contém sempre o inesperado, numa ocasião casual ou evento social. Inclusive, nesta coleção, as peças seguem agênero e com modelagem de proporções oversized.

Por isso, e em homenagem à sua partida no dia 30 de dezembro de 2022, que Tom inclui na coleção a figura de Vivienne, transformada em instituição da moda britânica ainda que baseasse seu trabalho em subverter os símbolos tradicionais da sociedade da Grã-Bretanha. Para o desfile, justamente no encontro de subversão e diversão, isso é visto em estampas que imaginam ícones britânicos sempre presentes nas criações da estilista, como as padronagens em xadrez. Também nos desenhos justapostos a fotos de Vivienne em diferentes fases da vida ou nos que elementos de seu repertório criativo, como os ursinhos, se sobrepõem a correntes e Saturno, logo da marca, num contraste provocativo e bem humorado.

O estilista Tom Martins  Foto: Marina Farina