Anchor Deezer Spotify

Marca criada por estudantes desenvolve batom de algas e com embalagem biodegradável

Marca criada por estudantes desenvolve batom de algas e com embalagem biodegradável

Ideia do projeto da Urth é promover uma produção mais sustentável na indústria cosmética

Urth, marca de beleza criada como projeto de estudantes, lançou um protótipo de batom  sustentável. Feito de algas, o item também é recarregável e conta com uma embalagem biodegradável. A ideia da experiência foi promover produção mais sustentável e que reduza o impacto ambiental.

Segundo os alunos do Art Center, que criaram a Urth, em entrevista ao site Springwise, “um batom pequeno, com design convencional, nunca será reciclado no mundo industrial atual”.

A embalagem biodegradável do batom foi desenvolvida a partir algas termoplásticas, em uma parceria com uma equipe de pesquisa do Centro de Materiais Renováveis ​​da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. O material é durável e requer o mínimo de combustíveis fósseis e gases de efeito estufa para ser desenvolvido.

Para produzir o batom, a Urth fez experimentos para criar pigmentos também a partir das plantas aquáticas, já que as cores normalmente são sintéticas. Atualmente, 40% da fórmula é derivada do petróleo, mas a equipe afirma que ainda será possível criar uma versão com até 98% de conteúdo renovável nos próximos anos.

Até a logística foi levada em conta no projeto da Urth. A marca utiliza caminhões elétricos e envelopes de papel de algas para distribuir os produtos.