Anchor Deezer Spotify

Mandevilla é uma trepadeira com floração ornamental perfeita para o verão

Mandevilla é uma trepadeira com floração ornamental perfeita para o verão

A planta, também conhecida como dipladênia, produz constantemente flores abundantes quando a temperatura começa a subir

Planta trepadeira, de caule semi-lenhoso, perene e com florações ornamentais no formato de trombetas. Essas são algumas das características da mandevilla. A espécie Mandevilla splendens é uma ótima opção para pergolados e treliças.

Segundo a engenheira ambiental Fer Dagrela, a planta é muito usada em processos inflamatórios. Com altura máxima de 2 m, a coloração da flor depende de suas variedades, as mais comuns são: rosas, amarelas, vermelhas e brancas. Se ingerida, pode causar alguns danos, já que é uma planta tóxica.

Cultivo

As flores da Mandevilla podem ser cor de rosa, vermelhas, brancas ou amarelas, variando de tamanho consoante o hibrido em questão (Foto: Flickr / Lolichicharrera / CreativeCommons)
As flores da mandevilla podem ser cor de rosa, vermelhas, brancas ou amarelas, variando de tamanho consoante o hibrido em questão (Foto: Flickr / Lolichicharrera / CreativeCommons)

Para plantar no jardim, basta abrir um berço nas medidas de 30 x 30 x 30 cm. Logo após, coloque um pouco de substrato e adicione o torrão da planta. Cubra com o restante da terra do jardim e o substrato.

Após o plantio, faça uma boa rega e mantenha as adubações em dia. Elas devem ser feitas a cada três meses com húmus de minhoca ou bokashi, e a cada dois meses com o NPK 10.10.10.

Cuidados especiais

Pode ser multiplicada por estacas com uns 20 cm, cortadas dos troncos mais lenhosos durante o verão  e aplicando pó de hormonas enraizadoras na extremidade cortada (Foto:  Flickr / @le dutto / CreativeCommons)
Pode ser multiplicada por estacas com uns 20 cm, cortadas dos troncos mais lenhosos durante o verão e aplicando pó de hormonas enraizadoras na extremidade cortada (Foto: Flickr / @le dutto / CreativeCommons)

A planta aprecia climas quentes e amenos. Apesar de ser bem resistente, não tolera climas frios e geadas. O solo deve ser fértil, com boa drenagem e bastante matéria orgânica. Além disso, é importante ser cultivada na meia-sombra ou em pleno sol. A irrigação ocorre de duas a três vezes por semana. O auge da sua floração é na primavera e no verão.