Anchor Deezer Spotify

Mais de 700 animais de grande porte foram apreendidos em vias públicas de João Pessoa

Mais de 700 animais de grande porte foram apreendidos em vias públicas de João Pessoa

Animais de grande porte soltos nas vias públicas podem causar acidentes de trânsito. Para evitar o que pode se tornar um problema coletivo, a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), tem intensificado o recolhimento desses animais e encaminhado ao Centro de Manejo de Animais Apreendidos, local gerido pela empresa Transnobre. Em 2021, 728 animais foram apreendidos nas ruas de João Pessoa.

Sem informar o número de apreensões neste ano, o Centro de Manejo, que abriga os animais perdidos ou abandonados pelos proprietários, garante que oferece tratamento em saúde e alimentação. O superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, explica que o primeiro passo é uma consulta com um médico veterinário, que avalia se há uma situação de doença, o que é comum entre os animais apreendidos, já que, por vezes, esse é o motivo do abandono pelo proprietário.

“Os animais são cuidados no Centro, recebendo medicamentos, quando necessário, a exemplo de vermífugos e antibióticos, considerando que muitos são utilizados no trabalho de carga e estão acometidos com carrapatos e verminoses, por não serem bem tratados pelos proprietários”, lamenta Ricardo Veloso.

O local recebe equinos, muares, caprinos, suínos, bovinos e asininos. Todos eles, segundo garante a PMJP, são alimentados diariamente com dois quilos de ração concentrada, composta por milho triturado, soja e sal mineral. Os currais onde os animais ficam instalados são abastecidos, ainda, com sal mineral e capim cortado e passado na forrageira, três vezes ao dia.

Duas equipes se revezam no trabalho de manejo e apreensão dos animais soltos na cidade de João Pessoa. Cada equipe é formada por motorista, manejador e laçador, sendo uma diurna e outra noturna. O trabalho é feito com a utilização de caminhão boiadeiro, adequado ao transporte de animais. O veículo, com capacidade para dez animais, é dotado de rampa móvel para facilitar a entrada deles.

Quando o animal é apreendido, o proprietário precisa pagar uma multa para reavê-lo, cujo valor varia de acordo com a espécie e o porte do animal. É necessária a apresentação dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência e fotos do animal e do proprietário.

A Emlur orienta a população a denunciar quando encontrar animais de grande porte soltos em locais públicos. O contato deve ser feito por meio dos telefones 0800-083-2425, 3214-7628, 3214-7660 ou 98746 9737. O Centro de Manejo está localizado no Bairro de Muçumago, próximo ao contorno da Praia do Sol.