Anchor Deezer Spotify

Mais de 1,4 milhão de sapos soltos por jovem em viral preocupam autoridades ambientais

Mais de 1,4 milhão de sapos soltos por jovem em viral preocupam autoridades ambientais

Soltar animais em ambientes fora de seu habitat natural pode trazer consequências preocupantes para o meio ambiente e claro, para a espécie. Imagina então mais de 1,4 milhão de sapos em uma piscina? Esse viral do TikTok está preocupando as autoridades de meio ambiente no Reino Unido.

De acordo com uma reportagem do The Guardian, tudo começou em fevereiro deste ano, quando um usuário do TikTok disse que estava construindo um “exército de sapos”. O jovem afirmou que teve a ideia depois de encontrar “algum tipo de ovos em uma lagoa rasa perto de sua casa”. No vídeo, ele disse que havia juntado mais de  1,4 milhão de ovos em sua piscina e que eles haviam se tornado girinos.

Nas palavras do menino sapo, ele queria “criar o maior exército de sapos da história”. Seu plano vai ainda além com ele dizendo que ano que vem pretende construir uma lagoa gigante para abrigar 10 milhões de sapos em seu reino de sapos.

Mas apesar de parecer engraçado, as consequências ambientais dessa aventura anfíbia podem ser bem sérias. Segundo o The Guardian, apesar do caso não ter sido confirmado, causou preocupação nas autoridades e o fato do vídeo ter viralizado de forma bem intensa pode fazer com que outras pessoas sigam pelo mesmo caminho em busca de sucesso.

Exército de sapos

“Em vez de ajudar, [esses usuários do TikTok] estão realmente machucando os animais que estão soltando e todos os animais no ambiente em que estão soltando – está criando um vetor para doenças e espécies invasoras”, explicou Tierra Curry, bióloga conservacionista do Centro de Diversidade Biológica, ao jornal.

Os cientistas também explicam que isso pode colocar em risco a sobrevivência desses animais, já que humanos podem passar fungos para os sapos. Em um evento passado, mais de 90 espécies desses anfíbios foram extintos por conta disso. Não tenho dúvidas de que essa pessoa pode ter pensado que estava fazendo uma coisa boa, mas na verdade pode estar levando essas populações à extinção”, completou Chris Nagano,  biólogo de espécies ameaçadas no Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA.

Além disso, esse movimento também pode infringir leis. Segundo o especialista, as leis variam de acordo com cada país e a recomendação é que esse tipo de atividade seja denunciada para que seja evitada. “É um golpe de popularidade que pode ter consequências extremamente negativas”, explicou.