Má saúde bucal pode estar ligada a dores no corpo e enxaquecas em mulheres

Em estudo australiano com pessoas com fibromialgia, participantes com higiene bucal ruim apresentaram mais chances de sentir dores no corpo e crises de enxaqueca
Um novo estudo reforça a relação entre micróbios na boca com dores na cabeça e no abdômen, propondo uma ligação entre o sistema nervoso com a microbiota bucal. A pesquisa, publicada na revista Frontiers in Pain Research, foi realizada por cientistas da Universidade de Sydney, na Austrália.
“Este é o primeiro estudo a investigar a saúde bucal, a microbiota bucal e a dor comumente sentida em mulheres com fibromialgia. Nosso estudo mostrou uma associação clara e significativa entre má saúde bucal e dor”, disse a pesquisadora principal, Joanna Harnett, em comunicado.
A fibromialgia é uma doença crônica em que o paciente sente dores generalizadas no corpo, principalmente nos músculos e tendões. A síndrome acarreta em uma alteração no sistema nervoso e por isso, qualquer estímulo no corpo é transmitido para o indivíduo como dor. Os principais sintomas são fadiga, distúrbio no sono, alterações na memória e ansiedade.
Para fazer a pesquisa, um grupo de mulheres com ou sem fibromialgia responderam um questionário da OMS sobre saúde bucal e as dores também foram avaliadas através de instrumentos validados. Foram coletados dados demográficos, clínicos e amostras de saliva. Com isso, a equipe analisou os dados genéticos e as relações da saúde bucal e da microbiota da boca com as sensações de dor que os participantes relataram.
As dores e a saúde bucal foram relacionadas com tipos específicos de micróbios da boca, posteriormente, essa associação foi analisada com tecnologia genômica. Cerca de 60% dos participantes com má higiene bucal apresentaram maiores chances de sentir dor moderada a intensa no corpo e 49% manifestaram maior probabilidade de ter enxaqueca. A relação entre saúde bucal e qualidade de dieta não foram aprofundadas na pesquisa.
“Nossas descobertas são particularmente importantes para a fibromialgia que, apesar de ser uma condição reumatológica comum, muitas vezes é subdiagnosticada”, explica Sharon Erdrich. “A fibromialgia é uma condição crônica caracterizada por dores musculoesqueléticas generalizadas e dores de cabeça, além de fadiga, distúrbios do sono e problemas cognitivos.”