Anchor Deezer Spotify

Logística Verde: entenda como o setor pode colaborar com o meio ambiente

Logística Verde: entenda como o setor pode colaborar com o meio ambiente

Grupo intelipost reúne três dicas para sua empresa promover maior sustentabilidade no processo logístico

São Paulo, dezembro de 2022 – De acordo com um estudo efetuado pela agência de pesquisa norte-americana Union+Webster, 87% dos brasileiros preferem adquirir produtos e serviços de empresas sustentáveis. Neste cenário, o segmento da logística de entregas e coletas, que em geral, possui grande impacto ambiental, precisa se atentar e atender aos requisitos da Logística Verde.

Em maio deste ano, a Intelipost, – maior grupo de tecnologia logística do Brasil – recebeu o selo Carbon Friendly da Climatech MOSS por compensar três anos de emissões em carbono. Além disso, a corporação tem se empenhado em acompanhar os impactos ambientais que o ecossistema logístico possui quando se trata de entregas. “O nosso próximo passo é ajudar os nossos clientes e parceiros a também terem o cuidado com ações voltadas para a logística de entregas e coletas”, afirma Stefan Rehm, CSO do grupo.

Pensando em promover conhecimento para outras empresas, o executivo separou três ações que podem ser adotadas por empresas do setor de logística para também colaborarem com o meio ambiente.

Confira:

1 – Otimização de cadeia logística

O uso de tecnologias como, por exemplo, de roteirização, auxilia na redução da emissão de combustíveis. Isso porque, segundo Stefan, essas soluções geram rotas mais econômicas, com menos tempo e quilometragem na circulação da frota, assegurando melhor qualidade no transporte de cargas com o maior aproveitamento da capacidade dos veículos.

2 – Pick-up and Drop-off Points (PUDOs)

A modalidade de entrega em pontos de retirada tem ganhado destaque por promover maior sustentabilidade no processo logístico devido ao fato de reduzir, consideravelmente, a quilometragem rodada na primeira e na última milha.

“Os PUDOs centralizam os pedidos por região, consolidando vários pequenos vendedores em um único ponto. Assim, a modalidade promove a valorização do comércio local, otimiza as rotas e gera economia de CO2”, explica Rehm.

3 – Digitalização de comprovantes

Outra solução que o setor logístico pode adotar para atuar em favor do meio ambiente, são tecnologias como a Zero Paper, por exemplo, que digitaliza comprovantes de coletas e entregas, reduzindo a emissão de papéis.

Segundo Rehm, a implementação de políticas sustentáveis promove a melhoria nos processos internos da empresa, especialmente pela valorização da ética e transparência nas operações.

“De maneira mais direta, a corporação consegue redução nos custos, ganhos em produtividade e aumento da eficácia das entregas. Indiretamente tais políticas acarretam em melhorias na qualidade de vida dos colaboradores e contribui para a reputação da empresa, gerando a possibilidade de maior fidelização dos consumidores’, finaliza o executivo.

SOBRE O GRUPO INTELIPOST

Presente no mercado há oito anos, o Grupo Intelipost é o maior grupo de tecnologia logística do Brasil e é formado por três empresas, sendo elas: Intelipost – plataforma líder em gestão de transporte no Brasil que tem como propósito simplificar a logística do e-commerce -, AgileProcess – Startup de roteirização de entregas e coletas para otimização logística – e, Pegaki – plataforma que conecta rede de pontos com e-commerces, transportadores e centros de distribuição. O grupo, que atende empresas de grande e médio porte, tem como missão revolucionar a logística por meio de tecnologias inteligentes e assim, ajudar empresas a crescer no mercado.

MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA

Fonte:  Ascom