Anchor Deezer Spotify

Livro conta a biografia de um dos vilões mais antigos da história do mundo

Livro conta a biografia de um dos vilões mais antigos da história do mundo

Qual o animal que mais mata seres humanos? Aquele que ao longo da história mais ameaçou de extinção a nossa espécie? Leão? Tigre? Onça? Lobo? Tubarão? Cobra venenosa? Escorpião? Caranguejeira? O que você acha?

Se escolheu algum desses oito animais, errou. Nosso maior inimigo não é grande, nem forte, nem ameaçador. Não é uma fera, não tem dentes nem garras. E é tão pequeno que a gente até despreza.

Bem… Despreza mais ou menos, né? Já deu pra perceber de quem estamos falando…

Ele gosta de lugares com água parada. O maior inimigo da espécie humana é: o mosquito. Ele transmite doenças que mataram metade de todas as pessoas que viveram no planeta: mais de 50 bilhões de seres humanos ao longo das eras. E continuam matando. Hoje nós somos sete bilhões. Eles, os mosquitos, são trilhões.

Nossas vitórias contra eles são raras e passageiras.

O Brasil eliminou a febre amarela em 1942, matando o mosquito transmissor, o Aedes aegypti. Mas ele e a doença voltaram.

Todo ano morrem 300 mil pessoas de malária transmitida pelo mosquito Anopheles, a maioria na África, mas muitos também no Brasil. Mosquitos transmitem outras doenças que podem ser fatais, como dengue, zica, e febre do nilo.

E na verdade o planeta pertence a eles. Existem há 195 milhões de anos e ajudaram a extinguir os dinossauros. Nossa espécie, Homo Sapiens, existe há muito menos tempo, aproximadamente 200 mil anos.

Se não tomarmos cuidado o mosquito também poderá influir na nossa extinção. E se nós desaparecermos, uma coisa é certa: a terra continuará povoada por mosquitos.

O historiador Timothy Winegard escreveu o livro “Mosquito: a história humana do nosso predador mais mortal”. Ele conversou com o repórter Jorge Pontual sobre o livro, que também conta como a humanidade tentou ganhar a guerra com o mosquito usando como arma um inseticida poderoso: o DDT. Veja a conversa na íntegra no vídeo.

Fonte:  Fantástico