Anchor Deezer Spotify

Instalaram uma estação meteorológica no topo do Everest: a mais alta do mundo

Instalaram uma estação meteorológica no topo do Everest: a mais alta do mundo

Na quarta-feira, 4 de maio de 2022, a China conquistou o cume do Monte Qomolangma ou, como costumamos chamar, Everest. No pico mais alto de todo o continente asiático e do mundo, foi instalada uma estação meteorológica que agora pode se orgulhar de estar também no ponto mais alto do planeta.

A expedição de pesquisa, como parte da Missão Cúpula da Terra 2022 , começou em 28 de abril e contou com 270 especialistas, divididos em 16 equipes.

No entanto, apenas 13 deles conseguiram chegar ao cume do Everest. Apesar da preparação física e do equipamento, as restantes equipas não resistiram às condições climatéricas extremas e imprevisíveis que ocorrem na serra.

A escalada terminou no ponto mais alto da montanha, a 8.848,86 metros acima do nível do mar , onde foi instalada uma estação meteorológica automática, projetada para resistir a condições climáticas adversas por 2 anos.

Do cume, a estação meteorológica fornecerá dados sobre as mudanças climáticas e ambientais que afetam não apenas as montanhas, mas também a atmosfera e a superfície terrestre. A transmissão de dados ocorre a cada 12 minutos através de um sistema de comunicação via satélite.

Esta é a maior expedição de pesquisa que o país já lançou desde 2017. Em 2019, a China colocou 4 estações com instrumentos de medição também no Everest, enquanto no início do ano em curso instalou outras 3 na encosta norte da montanha em 7.028 metros, 7.790 metros e 8.300 metros. No entanto, nunca passou dos 8.400 metros.

Existem agora oito estações meteorológicas chinesas no Monte Everest no total. Sua tecnologia avançada permitirá que os especialistas ampliem seus conhecimentos sobre uma ampla gama de fenômenos naturais, como as monções de verão.