Inseticida caseiro para planta: paisagista indica duas receitas

Inseticida caseiro para planta: paisagista indica duas receitas

Uma à base de óleo de neem e outra com fumo de corda. Escolha a sua favorita e prepare!

Se você chegou até essa matéria é porque é um pai ou mãe de plantas, sem dúvidas. E no cuidado diário das espécies, você sabe, é preciso incluir um tempinho para verificar a presença de pragas.

Caso tenha encontrado algum intruso indesejado, como pulgões, cochonilhas e, lagartas, é preciso tratar sua plantinha rapidamente para evitar infestações. Uma das opções é apostar em inseticidades caseiros. O produto tem uma ação mais segura para saúde de crianças e animais que convivem no mesmo lar.

Convencido a utilizar inseticidas naturais? Neste caso, o arquiteto e paisagista Cezar Scarpato, da Scarparto Arquitetura, indica duas receitas fáceis e que garantem a proteção das plantas. Elas devem ser utilizadas uma vez por semana durante um mês. É importante ressaltar que a aplicação tem que ser feita sempre no fim do dia para evitar queimaduras nas folhas sensíveis sob o sol. Vamos nessa?

Receita de inseticidade natural com óleo de neem

Treating powdery mildew on a zucchini plant. (Foto: Getty Images/iStockphoto)

O óleo de neem pode ser comprado puro para diluir. A receita deve seguir uma medida do produto diluída em 10 medidas de água. A combinação funciona como repelente natural para insetos predadores, mas não interfere na polinização e na propagação de sementes.

Inseticida caseiro de fumo de corda

Woman with gloves spraying a blooming fruit tree against plant diseases and pests. Use hand sprayer with pesticides in the garden. (Foto: Getty Images/iStockphoto)

Outra opção é a receita que leva fumo de corda. Basta picar meio palmo da substância e misturá-la com um litro de água e 70 ml de álcool. Em seguida, deixe descansar por 24 horas para, finalmente, coar e guardar o líquido em uma garrafa tampada e com identificação – para evitar acidentes.