Anchor Deezer Spotify

Iniciativas usam soluções criativas para reaproveitar restos de plástico e tecido

Iniciativas usam soluções criativas para reaproveitar restos de plástico e tecido

Família Schurmann desembarca em Recife e conhece sede de marca de estilista que adota o desperdício zero em seu ateliê e de cooperativa que faz reciclagem criativa do plástico.

Após passar pela Bahia, a expedição “Voz dos Oceanos” desembarcou no Recife e conheceu soluções criativas para reaproveitar restos de plástico e de tecido.

A primeira parada da tripulação na capital de Pernambuco foi a sede da “Refazenda”, marca que se propõe a minimizar os efeitos nocivos da indústria da moda no planeta. Lá, Erica Schurmann foi recebida pela estilista Magna Coeli, que adota o desperdício zero em seu ateliê.

Do outro lado da cidade, Heloísa Schurmann vai visitar projeto que também é capitaneado por mulheres: a cooperativa “Ecovida Palha de Arroz”, que faz a reciclagem criativa do plástico. Elas começam o trabalho triturando o plástico. Depois, os pedacinhos são derretidos e o material acaba se transformando em uma espécie de massinha de modelar.

Só em 2021, as mulheres da cooperativa arrecadaram mais de 35 toneladas de plástico que poderiam ter sido descartados de forma irregular. E para que elas vissem de perto o impacto positivo que esse trabalho pode ter no meio ambiente, a expedição levou algumas delas até o Rio Capibaribe, que corta Recife em vários pontos.

Fonte:  Fantástico