Guta Stresser compartilha vivência com esclerose múltipla; ‘A doença não nos define’

A atriz usou suas redes sociais para conscientizar sobre a realidade do diagnóstico que recebeu há seis anos
No mês de agosto, a campanha Agosto Laranja busca trazer conscientização sobre a esclerose múltipla (EM), uma doença autoimune que afeta o sistema nervoso central. A atriz Guta Stresser, diagnosticada há seis anos, aproveitou o momento para compartilhar nas redes sociais sua experiência com a EM.
“Sigo firme, e cada dia útil, de vida útil e autossuficiente, é uma vitória”, declarou ela. “É preciso dar maior visibilidade à uma condição autoimune, desmielizante [condição que afeta o sistema nervoso] e, até hoje, sem cura, porém com tratamento e muita evolução na parte medicamentosa”.
O que é esclerose múltipla?
A EM é uma doença crônica e autoimune que afeta o cérebro e medula espinhal. A causa exata ainda é desconhecida, mas acredita-se que fatores genéticos e ambientais desempenhem um papel. A doença provoca inflamação e lesões na bainha de mielina, que protege os nervos, causando sintomas como fraqueza muscular, tremores, dificuldade de concentração e memória.
A atriz revelou que começou a sentir os sintomas em 2020, enquanto participava do quadro “Dança dos Famosos”, e que o diagnóstico veio após uma ressonância magnética.
Na sua publicação, a Bebel, da série A Grande Família, conclui: “A certeza de que não é a doença que nos define. Às vezes pauta, mas não define.”