Anchor Deezer Spotify

Gorilas criam som único para chamar tratadores em zoológico; ouça

Gorilas criam som único para chamar tratadores em zoológico; ouça

Os gorilas usaram a vocalização quando havia um humano presente com comida, indicando que o som é provavelmente uma tentativa de chamar a atenção do tratador para alimentá-los

Gorilas do zoológico de Atlanta, nos Estados Unidos, parecem ter aprendido um jeito de se comunicar com seus tratadores – e indicar quando querem ser alimentados. Os animais foram flagrados “chamando” os humanos usando um tipo de vocalização que soa como uma mistura de tosse e espirro (veja abaixo no vídeo).

A antropóloga da Universidade da Geórgia, Roberta Salmi, realizou um experimento para confirmar o propósito do som, colocando oito gorilas do zoológico em três situações diferentes. Na primeira delas, apenas o tratador estava presente. Na segunda, apenas o alimento, e na terceira o tratador estava segurando o alimento. Tanto a comida quanto o tratador estavam à vista dos gorilas, mas fora de seu alcance.

Os gorilas usaram mais a vocalização quando havia um humano estava presente com comida, indicando que o som é provavelmente uma tentativa de chamar a atenção do tratador.

Curiosamente, a mesma chamada também foi encontrada em outros zoológicos dos Estados Unidos, como destaca o ScienceAlert. Cerca de 33 gorilas alojados em 11 zoológicos diferentes nos Estados Unidos e no Canadá fizeram um som semelhante, embora apenas seis gorilas em quatro instalações diferentes tenham sido confirmados usando o som até agora.

Som único

Roberta Salmi e sua equipe não têm certeza se esse som se espalhou pelos primatas inteligentes (que são mais do que capazes de aprender uns com os outros). Hoje, os pesquisadores já sabem que os primatas não humanos são capazes de realizar vocalizações, com evidências de que primatas humanos e não-humanos compartilham músculos vocais semelhantes.

“Evidências de aprendizado vocal e/ou inovação, embora escassas, estão se acumulando lentamente para macacos em cativeiro”, escreveu a equipe em seu artigo.

A análise acústica mostrou que o som do gorila é um som único, não uma mímica. “Esses resultados demonstram que os gorilas podem modificar suas chamadas para produzir um novo som e, além disso, confirmar que podem produzir suas chamadas e gestos intencionalmente para modificar o estado de atenção de seu cuidador”, concluiu a equipe em seu artigo.

Assista ao vídeo: