Anchor Deezer Spotify

Girassóis fazem as abelhas defecarem – muito. Aqui está o porquê disso ser bom

Girassóis fazem as abelhas defecarem – muito. Aqui está o porquê disso ser bom

Os zangões e outros polinizadores enfrentam muitas ameaças, incluindo exposição a pesticidas, mudança climática, perda de habitat devido à agricultura e desenvolvimento e patógenos que devastam várias espécies. Mas uma descoberta recente pode ajudar a aliviar esta sobrecarga.

Estudos anteriores mostraram que o pólen de girassol pode funcionar como um remédio para zangões afetados por um parasita chamado Crithidia bombi, um organismo unicelular que passa a residir no intestino da abelha e prejudica sua saúde. Mas os cientistas não conseguiram explicar como o pólen de girassol derrotou C. bombi – ele aumentou a função imunológica das abelhas ou talvez envenenou o parasita diretamente?

Uma nova pesquisa, publicada na Revista de Fisiologia de Insetos, mostra que a resposta é enganosamente simples. “O pólen de girassol faz as abelhas defecarem mais”, diz o principal autor Jonathan Giacomini, o que resulta na eliminação do parasita.

Produtos vegetais como néctar e pólen são um tesouro de potenciais medicamentos para insetos que os cientistas estão apenas começando a entender, acrescenta. “Existem coisas naturais com as quais as abelhas estão interagindo e que podem ser benéficas para elas”, diz Giacomini. E ao fazer mudanças na paisagem, os cientistas esperam poder ajudar a dar às abelhas uma chance de lutar.

Abelhas carpinteiras em contato com pólen. Plantar flores nativas ajuda as abelhas de várias maneiras.
Abelhas carpinteiras em contato com pólen. Plantar flores nativas ajuda as abelhas de várias maneiras.

O poder da planta

Se você se deparar com uma criatura voadora e felpuda no leste da América do Norte, há uma grande chance de ser uma abelha comum do leste (Bombus impatiens). Listradas de amarelo e preto com a garupa coberta de pelos macios, são insetos sociais que vivem em colônias e adoram uma boa fenda – constroem seu lar em casas de pássaros, pilhas de lenha, tocas abandonadas e capim denso.

Elas são polinizadores importantes, tanto na natureza quanto na agricultura, onde são criadas e usadas ​​para polinizar plantações, incluindo tomates e abóboras. Como outros polinizadores, as abelhas enfrentam muitas ameaças, e C. bombi nem é o maior ‘bicho-papão’. Por si só, o parasita não tem muito efeito sobre a saúde de uma abelha. Mas quando a comida é escassa, o C. bombi pode encurtar o tempo de vida de uma abelha e até mesmo reduzir o número de rainhas jovens que uma colônia pode produzir.