Anchor Deezer Spotify

‘Gincana ambiental’ promove sustentabilidade em condomínios

‘Gincana ambiental’ promove sustentabilidade em condomínios

No Mês do Meio Ambiente, desafio convida moradores de prédios da região central da capital paulista tentam melhorar a gestão de resíduos

Os cuidados com o lugar em que estamos devem ser parte da rotina, mas o Mês do Meio Ambiente pode ser usado como  um bom momento para repensar nossos hábitos e adotar atitudes mais sustentáveis. Essa é a ideia por trás de um desafio de sustentabilidade do Lellolab, laboratório de inovação de vida em comum da Lello, maior administradora de condomínios de São Paulo.  Com uma “gincana ambiental”, o laboratório engajou condomínios da região central da capital paulista a participar de um desafio para melhorar a gestão de resíduos sólidos urbanos, especialmente materiais recicláveis e resíduos eletrônicos.

No total, 11 condomínios entraram na disputa do “Esse Jogo Une o Bairro | EJUB – Resíduos”, que tem como objetivo sensibilizar e promover educação cidadã por meio de uma competição cooperativa entre vizinhos para melhorar a gestão de resíduos nos prédios.

Os moradores dos condomínios participantes embarcaram em uma jornada para descobrir como funciona a gestão de resíduos do lugar onde vivem, conhecer cooperativas de reciclagem e criar juntos soluções para melhorar o descarte de materiais recicláveis no bairro.

academia do catador
As mulheres são maioria no universo de trabalho da reciclagem no Brasil. Foto: Recicleiros

O projeto EJUB “Resíduos” acontece até o dia 28 de junho. As três equipes que somarem mais pontos serão premiadas com valores entre R$ 500 e R$ 1 mil, que poderão ser usados na compra de produtos ou serviços que ajudem na implantação de soluções para melhorar a gestão de resíduos no bairro. A aquisição será feita diretamente pelo Lellolab.

Como é o desafio?

O desafio de sustentabilidade foi dividido em quatro etapas, sendo uma por semana. Na primeira, a missão dos moradores foi diagnosticar quais práticas de gestão de resíduos já ocorrem nos condomínios, por meio de fotos e vídeos.

Na segunda, eles conhecem as cooperativas e a importância do trabalho realizado por elas, além de tirarem dúvidas. Já na terceira etapa, após terem feito o diagnóstico e participado de uma visita aos centros de reciclagem, as equipes são convidadas a listarem ideias e soluções para melhorar a gestão de resíduos nos seus condomínios. Por fim, a última etapa será a contagem de pontos.

resíduos eletrônicos
Resíduos eletrônicos sem o descarte correto são uma ameaça para a saúde humana e para o meio ambiente. Foto: Vivo

Ao longo de toda jornada os condomínios juntam resíduos eletrônicos, latas de alumínio e embalagens de aerossol para descarte correto e contagem de pontos para o desafio. As equipes dos condomínios vão participar de uma oficina de sustentabilidade, interagir com outras equipes participantes e descobrir os três condomínios vencedores que vão levar recursos financeiros para apoiar na melhoria da gestão de resíduos e tirar ideias da equipe do papel.

Ao final da competição, um grande evento entre condomínios marca a contagem de pontos, avaliação dos materiais recicláveis coletados e a celebração dos vencedores. Também vão ocorrer oficinas de práticas sustentáveis e bate-papo entre os participantes para troca de experiências.

coleta seletiva
Foto: Pawel Czerwinski | Unsplash

“Movimentos como esse são fundamentais em uma cidade como São Paulo e têm como propósito mobilizar síndicos e moradores de condomínios em torno de temas que impactam diretamente na vida urbana. Com o número crescente de condomínios na capital paulista, é fundamental olhar para a gestão de resíduos como forma de colaborar com o meio ambiente”, afirma Filipe Cassapo, diretor do Lellolab.

Para saber mais sobre as iniciativas da Lellolab, acesse: lellolab.com.br.