Anchor Deezer Spotify

Fundo Nacional do Meio Ambiente pode apoiar resgate de animais em incêndios

Fundo Nacional do Meio Ambiente pode apoiar resgate de animais em incêndios

Publicada no fim de novembro, a Medida Provisória 1.276 permite que dinheiro do Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA) financie projetos de prevenção ao combate a incêndios e o resgate de animais silvestres.

As medidas provisórias são editadas pela Presidência da República e têm efeitos imediatos. Depois, precisam ser aprovadas pelo Congresso Nacional para se tornarem leis, ou podem ser republicadas até sua avaliação.

O resgate de animais pode ser reforçado caso o plenário da Câmara aprove o PL 4670/2020. Assinado por Célio Studart (PV/CE) e outros três deputados, o texto cria uma inédita política para acolher e tratar corretamente a fauna.

Já na versão lançada neste governo do Plano Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa, o Planaveg, a reintrodução de animais silvestres é reconhecida como peça-chave na restauração ambiental.

O plano quer reconstituir 12º mil km2 no país até o fim da década, inclusive em áreas protegidas. A área é similar à da Inglaterra ou à metade do Mato Grosso do Sul. A medida é ligada à proteção do clima e da vida selvagem.

“A medida provisória e o Planaveg beneficiam a biodiversidade. Ambos representam uma garantia jurídica para a vida silvestre”, disse a gerente de Políticas Públicas na Proteção Animal Mundial, Natália Figueiredo, em nota da Assessoria de Imprensa da ong.