Fuja! 4 plantas ornamentais que são venenosas e você nem imagina

Fuja! 4 plantas ornamentais que são venenosas e você nem imagina

Com alto nível de toxicidade, é necessário ter cuidado ao manter certas espécies no jardim. Confira uma lista de “verdinhas” perigosas

Donas de uma beleza exuberante, algumas plantas — famosas na decoração ou por ajudar a tornar o ar mais puro — escondem um segredo por trás do charme ornamental: princípios ativos com propriedades tóxicas. O consumo por acidente e contato com espécies venenosas podem gerar graves problemas à saúde.

Na lista de espécies usadas na decoração, várias “verdinhas” são chamadas de tóxicas. Elas são chamadas assim porque podem causar alergias quando em contato com a pele; ou sua ingestão pode levar a problemas digestivos, cardíacos e até no sistema nervoso.

Entre elas, estão plantas comuns das famílias vegetais Araceae, Euphorbiaceae e Apocynaceae, que você provavelmente tem em casa, mas nem imagina que podem representar algum tipo de risco.

De olho na segurança da família e dos pets, confira uma lista de espécies que demandam cuidado. Para quem não abre mão de algumas queridinhas da ambientação, veja também técnicas para se proteger:

1. Azaleia

Conhecida por embelezar o ambiente com suas flores coloridas, a planta de origem chinesa (foto em destaque) ajuda a remover o formol da atmosfera — por isso integra a lista de espécies que ajudam a tornar o ar mais puro. Contudo, suas folhas e flores possuem glicosídeos, uma substância capaz de causar intoxicação, arritmia e até morte.

Os casos graves ocorrem principalmente como resultado da ingestão de uma grande quantidade da planta. Porém, todo cuidado é pouco. Evite deixar a espécie ao lado de crianças e animais domésticos.

2. Buxinho

Reprodução/Florear Paisagismo

A espécie Buxus sempervirens, mais conhecido como buxinho, é um dos queridinhos da ornamentação de jardins. Porém, ele representa um risco à saúde: sua ingestão pode causar náuseas e vômitos. Especialistas recomendam que seu manuseio seja feito com luvas e que ele fique em um local mais isolado, com bastante espaço em seu entorno, de preferência.

3. Lantana

Getty Images

Popularmente chamada de Camará, o arbusto ornamental costuma se destacar por suas flores coloridas por um lindo contraste de cores. Como chama atenção, apresenta-se como um risco a crianças e animais domésticos. As folhas são capazes de causar irritações na pele e as bagas são bem tóxicas, e podem até ser fatais, quando consumidas em grande quantidade.

4. Flamboyanzinho

Getty Images

Essa árvore de pequeno porte, facilmente encontrada em jardins de casas, também é conhecida por vários nomes: flor-de-pavão, flamboyant-mirim, barba-de-barata ou asa-de-barata. Embora apresente propriedades medicinais, quando ingerido, o Flamboyanzinho pode ser muito tóxico para a saúde humana. Além disso, a espécie demanda um cuidado extra: ela também é abortiva.