Anchor Deezer Spotify

Filhotes de tartaruga gigante de Galápagos nascem em zoológico na Inglaterra

Filhotes de tartaruga gigante de Galápagos nascem em zoológico na Inglaterra

Espécie icônica e símbolo da Teoria da Evolução, de Charles Darwin, enfrenta diversas ameaças a sua existência e teve população bastante reduzida nos últimos anos

Os dois recém-nascidos mais fofos do pedaço são filhos de Charlie, de 21 aninhos, e de Dirk, um respeitável senhor de 70 anos. Os gêmeos, que atualmente são mais ou menos do tamanho de uma bola de tênis, podem chegar a mais de 190 kg depois de adultos e podem viver mais de 100 anos. Esta foi a primeira reprodução em cativeiro de uma tartaruga gigante de Galápagos que foi bem sucedida em um zoológico inglês.

O paizão orgulho recebeu o nome de Dirk em homenagem a um personagem do clássico Boogie Nights, Dirk Diggler. No zoológico onde os bebês gigantes nasceram, o Crocodiles of the World, vivem outros dois exemplares da espécie além de Dirk e Charlie: as fêmeas Zuzu e Isabella.

Os quatro répteis acasalam regularmente, mas é muito difícil as fêmeas colocarem ovos férteis. Quando Charlie colocou os dois ovinhos eles foram levados para uma incubadora por quatro meses, até o nascimento dos filhotes.

Diferença de tamanho entre pai e filho é impressionante — Foto: BNPS

Diferença de tamanho entre pai e filho é impressionante — Foto: BNPS

As tartarugas gigantes de Galápagos estão listadas como ameaçadas de extinção na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza, informa a BBC. Existem cerca de 15 mil animais desta espécie no mundo, uma queda bem expressiva na comparação com a estimativa do século 19, quando havia cerca de 200 mil deles. Hoje, enfrentam um futuro incerto, principalmente devido à superexploração histórica e à predação de ovos por espécies invasoras.

Sobre o nascimento dos gêmeos, Shaun Foggett, fundador da Crocodiles of the World, disse: “Estamos incrivelmente orgulhosos de ter criado com sucesso essas tartarugas, que já estiveram muito próximas da extinção. Todos esperávamos por este dia desde que as tartarugas gigantes se juntaram a nós em 2018 e é uma conquista significativa para ajudar na conservação da espécie”.