Anchor Deezer Spotify

Filhos de quem tem ovário policístico apresentam maior risco de doenças

Filhos de quem tem ovário policístico apresentam maior risco de doenças

Filhos de pessoas com síndrome do ovário policístico são mais suscetíveis a doenças e alergias, conforme aponta um estudo publicado na revista Human Reproduction. Os pesquisadores analisaram o caso de 7.160 crianças originadas de pacientes anteriormente diagnosticadas com a doença.

Em geral, as crianças geradas por pacientes com síndrome dos ovários policísticos tiveram 32% mais chance de hospitalização por alguma doença, em comparação com crianças cujas mães não tinham a doença. Esse público também se mostrou quase 50% mais propenso a hospitalização devido a alergias e condições relacionadas a alergias, como asma.

As condições de saúde que atingiram mais essas crianças estavam relacionadas principalmente ao metabolismo (59%), intestino (72%), sistema nervoso central (74%), orelhas (34%), respiração (32%) ou comportamento (68%).

No entanto, os pesquisadores ressaltam que ainda é difícil de afirmar com convicção que a síndrome é o fator determinante para o aumento da probabilidade de hospitalização entre esse grupo, já que o estudo foi apenas observacional. De qualquer forma, as descobertas revelam alertas importantes sobre a saúde a longo prazo dos filhos dessas pacientes.

O que é síndrome do ovário policístico

Filhos de pessoas com síndrome do ovário policístico têm maior risco de doenças (Imagem: LightFieldStudios/Envato)

A síndrome do ovário policístico é ​​um distúrbio hormonal comum entre as mulheres em idade reprodutiva, e pode levar a períodos menstruais prolongados e os ovários podem desenvolver numerosas coleções de fluido, não liberando óvulos regularmente. A causa exata é desconhecida, mas o diagnóstico precoce e o tratamento, juntamente à perda de peso, podem reduzir o risco de complicações a longo prazo, como diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.