Anchor Deezer Spotify

Fauna e flora presentes no campus Pampulha, se destacam na Estação Ecológica UFMG

Fauna e flora presentes no campus Pampulha, se destacam na Estação Ecológica UFMG

No mês em que se comemora o mês do Meio Ambiente, TV UFMG mostra detalhes de seres vivos dos jardins da Estação

Borboletas, aranhas, lagartas, formigas, cupins e outros pequenos seres vivos são fundamentais para a natureza, mas nem sempre são vistos facilmente a olho nu. No mês do Meio Ambiente, as lentes da TV UFMG filmaram em detalhes algumas espécies que vivem nos jardins da Estação Ecológica da Universidade.

Identificação de espécies

Para pessoas leigas, por vezes, alguns insetos e seres vivos podem parecer muito similares, no entanto, para o campo da Biologia, a identificação de espécies é uma tarefa que pode ser desafiadora. O professor João Renato Stehmann do Departamento de Botânica do Instituto de Ciências Biológicas (ICB/ UFMG) identificou os seres vivos do nosso vídeo. Em alguns casos, a observação permite precisar a espécie, mas, em outros, apenas a análise aprofundada torna possível. Por isso, apenas a família ou o subgrupo de alguns seres foi identificada.

Visitas ao espaço

Como agendar, quem pode agendar e endereço.

Equipe: Pablo Paixão (produção); Ângelo Araújo (imagens); Otávio Zonatto (edição de imagens); Ruleandson do Carmo (edição de conteúdo).

A Estação Ecológica da UFMG, retomou recentemente as visitas presenciais, que estavam suspensas em decorrência da pandemia de covid-19. No caso, as atividades desenvolvidas na Estação têm sempre um objetivo educacional. Assim, escolas interessadas em visitar o espaço podem fazer o agendamento pelo e-mail: eeco.pampulha@gmail.com ou preencher o formulário de agendamento.

Além de trilhas guiadas, os representantes das escolas interessadas podem escolher por oficinas, em que podem ser observadas diferentes espécies. A Estação se localiza no Campus Pampulha da UFMG, no endereço rua Prof. Moacir Gomes de Freitas, 687, Belo Horizonte – MG.