Falta de cuidado com o meio ambiente preocupa o futuro da humanidade

Falta de cuidado com o meio ambiente preocupa o futuro da humanidade

A natureza é de suma importância para a continuidade dos seres vivos e mesmo assim o desmatamento e os danos ao meio ambiente aumentam gradativamente. No dia 4 de outubro é comemorado o Dia da Natureza, a iniciativa da data é conscientizar a sociedade a refletir sobre os métodos sustentáveis para utilizar o meio ambiente.

“Salvar a natureza é mais do que um dever dos seres humanos, é um favor a ele mesmo.” (Jean-Jacques Rousseau )

Segundo um estudo feito pela plataforma Terra Brasilis, no mês de abril de 2021 cerca de 580 km² foram desmatados das riquezas naturais da Amazônia, isso representa o maior desmatamento da história, desde que os dados começaram a ser levantados.

A integridade da Floresta Amazônica e das florestas e biomas naturais é primordial para a manutenção do clima de nosso planeta, assim como a disponibilidade de água potável para a população.

Ação do homem pode ser ainda mais catastrófica para a natureza

A influência humana na natureza já é notável nas situações atuais, onde é visivelmente representada pelas rápidas mudanças climáticas; porém este não é o único impacto, previsões científicas mostram que a influência das atividades humanas podem ser ainda mais catastróficas, resultando na extinção em massa de várias espécies de animais, poluição dos oceanos e elevação dos níveis de dióxido de carbono na atmosfera.

Em entrevista a CNN, o biólogo Marcos Buckeridge diretor do Instituto de biociências da USP, disse que é importante a criação de planos e propostas claras por parte do governo, não apenas para um projeto de preservação a longo prazo, mas também para auxiliar no processo de prevenção do bioma e para evitar novas queimadas da natureza.

Em entrevista a contadora Cristielle Lopes, de 24 anos, ressalta que as pessoas devem se preocupar com o futuro, já que a natureza nos oferece os elementos básicos para a vida como água potável, alimento, energia, ar puro, e é inadmissível as pessoas continuarem acreditando que a preservação da natureza é algo fútil.

Os recursos naturais são finitos e escassos, com isso se não houver planos tangíveis para reestruturação de hábitos, o processo de degradação da natureza é acelerado, então, por qual motivo as pessoas não irão preservá-lo, uma vez que suas vidas dependem deste ato. O que você tem feito pela natureza?