Anchor Deezer Spotify

Faça você mesma suas próprias unhas postiças biodegradáveis

Faça você mesma suas próprias unhas postiças biodegradáveis

Unhas postiças feitas em casa

Você gosta de decorar suas unhas, ou variar entre unhas compridas e brilhantes ou curtas e totalmente desenhadas?

E que tal se você puder fazê-las na sua própria cozinha? Vai dar para variar o visual muito mais frequentemente, não é mesmo?

Ah, sim, e é ainda melhor do que isso: Quando você se cansar de um modelo, nem vai precisar gastar com ingredientes novos – basta derreter as unhas e fazer um novo conjunto, ou então usar a massa para fazer qualquer outro objeto que você deseje, como um brinco ou mesmo um porta-copos.

Pois saiba que isso já é uma realidade: Pesquisadores desenvolveram unhas postiças que são biodegradáveis, coloridas e infinitamente personalizáveis.

Batizadas de Bio-e-Nails, as unhas artificiais são feitas com ingredientes comuns obtidos de algas ou da casca dura de moluscos e outros animais. Elas podem ser fabricadas em todos os formatos e tamanhos.

“Com as Bio-e-Nails, pode haver uma segunda vida, uma terceira vida, uma quarta vida,” disse a criadora da novidade, Eldy Vásquez, da Universidade do Colorado, nos EUA. “O material pode ser derretido e remodelado em novos objetos. Você pode fazer um novo prego, com certeza, mas também um porta-copos para sua xícara de café.”

Faça você mesma suas próprias unhas postiças biodegradáveis

Adicionando cristais às unhas postiças.
[Imagem: Living Matter Lab]

Receita de unhas postiças

Para muitas pessoas, ir ao salão de beleza é um ritual importante e uma forma muito visível de se expressar. Mas cuidar de si mesma também pode ter um lado negativo: Muitos dos produtos químicos utilizados nos salões de beleza podem gerar poluentes atmosféricos que representam riscos à saúde.

Entre eles, está o metilmetacrilato, que ajuda as unhas de acrílico a se unirem às unhas naturais. Segundo estimativa dos pesquisadores, a indústria global de unhas postiças movimenta quase US$ 700 milhões anualmente e está crescendo rapidamente, o que significa que muitos resíduos plásticos vão para aterros sanitários.

Foi aí que veio a ideia de desenvolver unhas artificiais usando um bioplástico. Depois de testar vários materiais, a equipe selecionou dois ingredientes em pó: Ágar, que vem de algas e é frequentemente usado como um substituto vegano para gelatina, e quitosana, que vem de conchas e outros produtos de origem animal e é um suplemento de saúde comum.

Basta usar um desses dois materiais. Se você preferir usar quitosana, misture primeiro o ingrediente com vinagre e água, depois aqueça e resfrie a pasta em banho-maria. Em seguida, despeje em um molde de argila no formato das suas unhas postiças favoritas. Após 48 horas, poderá retirar a película fina e aparar o excesso de material.

As instruções para fazer unhas de ágar são um pouco diferentes, mas igualmente simples, e estão sendo disponibilizadas online pela equipe (https://www.eldylazaro.com/). Aí é só fazer sua decoração favorita, e sair de casa cada dia com uma unha diferente.

Bibliografia:

Artigo: Bio-e-Nails: a Sustainable Design Approach to Biobased Nail Interfaces
Autores: Eldy S. Lazaro Vasquez, Sepideh Mohammadi, Latifa Al Naimi, Shira David, Mirela Alistar
Revista: Proceedings of the Nineteenth International Conference on Tangible, Embedded, and Embodied Interaction
DOI: 10.1145/3689050.3704426