Anchor Deezer Spotify

Explicamos por que você não deve dar descarga toda vez que for ao banheiro

Explicamos por que você não deve dar descarga toda vez que for ao banheiro

Frequentemente falamos sobre a água e como ela deve ser cada vez mais considerada um recurso precioso a ser preservado com nossas ações diárias. Muitas pessoas, quando pensam em desperdício de água, pensam em longos banhos quentes ou nas montanhas de roupas que acabam no centrifugador da máquina de lavar todos os dias.

E, em vez disso, um dos itens mais importantes do desperdício de água costuma ser subestimado: estamos falando da descarga do vaso sanitário. De fato, toda vez que damos descarga no vaso sanitário, consumimos entre 10 e 12 litros de água . Vamos pensar em quantas vezes damos descarga no vaso sanitário por dia: quanta água despejamos no vaso sanitário todos os dias?

Se não estivermos sozinhos mas vivermos com companheiro e filhos, o consumo de água associado à descarga da sanita pode representar até 30% do total, com cerca de 200 litros de água desperdiçados todos os dias para cerca de vinte descargas.

Com os nossos hábitos diários podemos limitar bastante o consumo de água relacionado com o lixo doméstico. Economizar não significa abrir mão de ir ao banheiro durante o dia, mas evitar dar descarga toda vez que formos ao banheiro – principalmente se não for necessário.

Evitar a descarga sempre que utilizamos a casa de banho permitir-nos-á poupar diariamente algumas dezenas de litros de água que – do total mensal – se traduzem numa poupança considerável. Mas o que fazer se precisarmos dar descarga, mas não quisermos desperdiçar água? Aqui estão as nossas recomendações.

O botão duplo

Se tivermos a possibilidade, instalamos o botão duplo no ralo do nosso banheiro , para poder escolher a quantidade de água a usar de acordo com as necessidades: contra um pequeno investimento inicial, necessário para a modificação do ralo, a longo prazo, economizaremos água e dinheiro.

O truque da garrafa

Se não podemos instalar o botão de descarga dupla, podemos implementar um pequeno truque que ainda nos poupará água sempre que dermos descarga: basta inserir uma garrafa cheia de 1 litro de água na bandeja que recolhe a água, tomando cuidado para que isso não interfira no funcionamento do mecanismo. O volume representado pela garrafa evitará que a bandeja encha completamente, economizando água.

O Balde

Alternativamente, podemos manter um balde com capacidade para cinco ou seis litros perto do vaso sanitário. Se não for necessário usar a descarga, podemos encher a bacia e esvaziá-la na sanita: desta forma pouparemos até cinco litros de água de cada vez.