Evento aponta soluções aplicáveis rumo ao “lixo zero”
Encontro Lixo Zero 2024 acontece nos dias 18 e 19 de outubro em SP; confira a programação
Com a crescente urgência dos desafios relacionados ao desperdício de alimentos, mudanças climáticas e a atuação dos catadores, a Casa Causa, em parceria com a ABRAPS e o Instituto Lixo Zero, anuncia a Semana Lixo Zero 2024. O evento, que ocorrerá nos dias 18 e 19 de outubro no Hub Green Sampa, em São Paulo, visa promover práticas de lixo zero, economia circular e soluções ESG, abrangendo tanto o setor público quanto o privado.
A programação do encontro inclui debates sobre a redução de resíduos, mitigação do impacto climático e a importância da doação de alimentos. Entre os temas destacados estão a relação entre lixo zero e mudanças climáticas, bem como o impacto da inteligência artificial na sustentabilidade. Também será explorada a colaboração entre catadores, cooperativas, marcas e lei para uma gestão de resíduos mais eficaz.
No primeiro dia, representantes da prefeitura de São Paulo e do Ministério do Meio Ambiente participarão de painéis sobre o lixo nos oceanos e a jornada de uma escola sustentável, além de discutir os desafios e oportunidades para a capital paulista. Inovações de impacto e a circularidade dos alimentos também estarão em pauta. Os painéis destacam estratégias de adaptação climática e justiça social.
No segundo dia, a ênfase será no papel dos catadores e das marcas na construção de um mundo sem lixo, além de abordagens sobre práticas ESG e o impacto da comunicação na cultura do lixo zero. O encontro ainda fará uma nova rodada sobre o lixo nos oceanos e o show business sustentável, trazendo debates sobre a relação entre eventos e sustentabilidade. A Tetra Pak, reconhecida por sua inovação sustentável, é uma das patrocinadoras do evento.
Desde sua primeira edição em 2010, o Encontro Lixo Zero tem servido como um importante catalisador para mudanças, incentivando a reflexão e o engajamento de diversos setores na adoção de práticas mais sustentáveis. Com o tema “Cadê o lixo que estava aqui?”, a edição de 2024 busca estimular um diálogo profundo sobre a gestão de resíduos em São Paulo e as ações imediatas que podem ser tomadas para enfrentar o desperdício, a fome e a crise climática. O evento conta com o apoio da Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa), que promove iniciativas voltadas à sustentabilidade e economia verde.
Flávia Cunha, percursora do movimento ILZ em São Paulo e coordenadora do GT Lixo Zero SP, destaca a importância de repensar nossas atitudes em relação ao desperdício e à fome. “É fundamental mudarmos nossa abordagem em relação ao desperdício de alimentos, para que possamos reduzir a fome e mitigar os impactos da mudança climática”, enfatiza Cunha. “O desperdício é uma das faces mais evidentes do nosso sistema insustentável, e é crucial que aprendamos a reduzir, reutilizar e redistribuir recursos de maneira mais eficiente”, acrescenta.
Serão discutidos ainda temas como arquitetura sustentável, o papel das escolas na formação de cidadãos mais conscientes e engajados, o papel das cooperativas, e soluções para todos os tipos de resíduos, desde papelão e latinhas até cosméticos e eletroeletrônicos.
O Encontro Lixo Zero 2024 oferecerá uma variedade de painéis e atividades voltados para educar e inspirar a comunidade a adotar práticas mais sustentáveis em suas vidas diárias. Além disso, o evento também trará a oportunidade de novas assinaturas de acordos entre marcas e organizações, além do lançamento de campanhas e produtos, como mapeamentos ou projetos.
Desperdício de alimentos
Os dados sobre desperdício de alimentos são alarmantes. O Relatório do Índice de Desperdício de Alimentos 2024 do PNUMA revela que mais de 1 bilhão de refeições são desperdiçadas diariamente em domicílios em todo o mundo, totalizando 1,05 bilhão de toneladas de resíduos alimentares em 2022. Isso representa quase um quinto dos alimentos disponíveis para consumo. O desperdício agrava a crise alimentar global, encarece os alimentos e causa danos ambientais.
Destaca-se que 60% dos alimentos desperdiçados são em domicílios, enquanto 28% são nos serviços de alimentação e 12% no varejo. O relatório enfatiza a necessidade de ação global, especialmente através de Parcerias Público-Privadas (PPPs), para medir, reduzir e prevenir o desperdício de alimentos.
Programação do Encontro Lixo Zero 2024
Dia 18 de Outubro:
- 10h00 | Painel Lixo nos Oceanos
- 10h30 | Painel Caminhos para o Lixo Zero: A Jornada de Nossa Escola Sustentável
- 10h30 | Painel Desafios e Oportunidades dos Resíduos em São Paulo: O Caminho para o Lixo Zero
- 13h30 | Painel Circularidade dos Alimentos
- 13h30 | Painel Acelerando a Mudança: Inovações de Impacto para uma São Paulo Lixo Zero
- 14h00 | Painel Da Queimada ao Reflorestamento: Estratégias de Adaptação Climática e Justiça Social
- 16h30 | Painel Circularidade em Movimento
Dia 19 de Outubro:
- 09h30 | Painel Construindo Pontes para um Mundo Sem Lixo: O Papel dos Catadores e das Marcas (Parte 1)
- 10h00 | Painel Práticas e Compromissos ESG na Sociedade
- 13h30 | Painel Lixo nos Oceanos
- 14h00 | Painel Impacto da Comunicação na Cultura Lixo Zero
- 14h00 | Painel Construindo Pontes para um Mundo Sem Lixo: O Papel dos Catadores e das Marcas (Parte 2)
- 15h30 | Painel Circularidade dos Alimentos
- 15h30 | Painel Show Business, Eventos e Audiovisual
Para se inscrever nos painéis, acesse aqui.