Anchor Deezer Spotify

Eu sou um morcego, não tenha medo: eu como mosquitos (e adoro caixas de morcegos)

Eu sou um morcego, não tenha medo: eu como mosquitos (e adoro caixas de morcegos)

Há quem os considere feios e até uma ameaça para os humanos: na realidade, os morcegos desempenham um papel muito importante para o ecossistema e são aliados muito valiosos contra os mosquitos irritantes. Essas criaturas noturnas gostam particularmente de insetos (algumas espécies podem comer até 1500 pequenos espécimes em uma noite), além de frutas e legumes.

Tentar afastá-los, portanto, não faz sentido. Eles também podem ser muito úteis para quem tem uma horta ou uma horta, já que os morcegos também se alimentam de parasitas que atacam as plantas. Atraí-los, portanto, pode nos ajudar a evitar o recurso a pesticidas, que são prejudiciais ao meio ambiente.

Mas não termina aí. Nem todo mundo sabe que diferentes espécies de plantas dependem de morcegos. Esses animais desempenham um papel semelhante ao desempenhado pelas abelhas e outros polinizadores, contribuindo para a sobrevivência de cerca de 500 espécies de plantas em todo o mundo. Seu desaparecimento pode levar a um colapso na produção de algumas frutas, como manga e durião.

Os falsos mitos sobre morcegos

Ainda hoje, os morcegos são considerados por muitos como uma ameaça real e associados à transmissão de doenças. Mas o risco de contrair vírus através dessas criaturas é bastante baixo.

Apesar da considerável frequência e variabilidade dos vírus a eles associados, os vírus que circulam nas populações de morcegos, com raras exceções, não correspondem aos que causam infecção humana, mas representam seus ancestrais mais ou menos próximos. – esclarece o Instituto Zooprofilático Experimental de Venezie (IZSVe) – Além disso, com exceção dos lyssavírus, nenhum desses vírus transmissíveis de morcegos para humanos está presente em morcegos europeus, portanto, o risco real de contrair doenças exóticas após um contato é extremamente baixo . Obviamente, se entrar em contacto com fezes e/ou urina de morcegos, é sempre aconselhável lavar as mãos com água e sabão, seguindo as regras de higiene que se aplicam em todas as situações semelhantes, independentemente da espécie animal.

Quantas vezes você já ouviu falar que os morcegos grudam no seu cabelo? Isso também é um falso mito, ainda muito enraizado.

Eles são, de fato, mamíferos muito habilidosos em voo, capazes de evitar colisões com seres humanos e não é verdade que sejam totalmente cegos, pelo contrário, eles nos veem muito bem e sabem se orientar mesmo com pouca iluminação condições. Há quem pense até que os morcegos podem urinar na cabeça, fazendo com que percam os cabelos: mais uma lenda urbana, demolida pela ciência.

Como atrair morcegos

Uma vez desmascarados os preconceitos sobre os morcegos e descoberto o seu importante papel para o ambiente, resta-nos perguntar: como podemos fazer para os atrair para o nosso terraço ou jardim?

Como os morcegos são ativos à noite, você pode semear plantas e flores, como jasmim noturno, beleza noturna e campainha noturna. Além disso, você pode colocar caixas de morcegos (casas de madeira para morcegos) nas árvores do seu terraço ou nas paredes externas, lembrando de evitar pontos iluminados pela luz natural.

Você pode comprar caixas de morcegos online ou em lojas especializadas em jardinagem.

caixinha para morcegos

@karegg/123rf

Graduada em mídia, comunicação digital e jornalismo pela Universidade La Sapienza, ela colaborou com Le guide di Repubblica e com alguns jornais sicilianos. Para a revista Sicilia e Donna, ela tratou principalmente de cultura e entrevistas. Sempre apaixonada pelo mundo do bem-estar e da bio, desde 2020 escreve para a GreenMe.